segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Livro: A história de Malikah - Marina Carvalho

Sinopse:"Malikah foi escravizada e trazida da África ao Brasil ainda criança. Aqui, ela sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho de seu patrão. Apesar da gravidez ser fruto de uma relação de amor, ela foi castigada e teve que fugir até encontrar abrigo em uma fazenda onde os negros já podiam viver em liberdade. Nessa nova terra, Malikah pode morar em paz com seu filho, mas, apesar de sua relutância, Henrique continua por perto, arrependido por não tê-la protegido e tentando se aproximar da criança. Mesmo ainda sentindo algo por ele, como ela conseguirá perdoar alguém que representa tantos anos de injustiça e sofrimento? "

Comentando...

Sou apaixonada por cada detalhe do livro, então preparem-se para minhas percepções. Merece destaque o texto lindo escrito por Allê Barbosa na parte final do livro nos "Agradecimentos". Trata-se de um texto poético que expressa com todo carinho o sentimento de gratidão e considerei um verdadeiro achado cada frase usada. Marina Carvalho, mais uma vez, presenteia o leitor com a "Nota da autora" e fiquei encantada que no penúltimo parágrafo há as interpretações da criadora da história sobre os seus protagonistas.

 Este livro tenho um carinho especial.No grupo de Rede Social da autora, quando ainda estava no processo de escrita do que se tornaria o grande sucesso - "O amor nos tempos do ouro"- várias leitoras davam sugestões e a Marina olhava todas com atenção. Uma das sugestões foi minha de o vilão ter um filho bem bonito. Essa simples sugestão, no futuro, tornou-se o personagem Henrique criado pela autora.

Já tinha lido um pouco em livros de História na época de colégio sobre o triste período da Escravidão, já assisti algumas novelas em que haviam personagens tratando deste tema, contudo, nunca havia lido um romance da temática. Foi algo inédito para mim e que autora tratou com muita delicadeza dando para sentir a dedicação e amor impregnados a cada capítulo.

O livro mostra a triste infância de Malikah quando ela foi retirada de sua terra natal, a África. Descreve alguns detalhes da terrível viagem até chegar ao Brasil e os acontecimentos em sua vida. Os capítulos, inicialmente, são alternados, entre a  "Malikah do Passado" e a "Malikah do Presente" fato este essencial para entender cada acontecimento e motivação de cada personagem envolvido nesta trama.

Outro ponto chave nesta leitura é sobre o perdão e a redenção de Henrique,  personagem este que foi extremamente bem desenvolvido.

Ah! E quem sentiu saudade de Fernão e Cécile vai poder ter um pouco mais da vida do apaixonante casal.

Quanto ao final, ele é fechado. Mas, abre um espaço para que tenha um futuro livro com o foco em outro casal. 

A capa é linda e representa muito bem a protagonista. A seguir, alguns trechos para deixar aquele gosto do que pode-se esperar desta bela história:

"Branco, pardo,negra.
E que importância tal variedade tinha? Exceto, como a indicadora de pluralidade, mas nenhuma.Eram somente pessoas." - Página 138

"[...] a mente dela produzia histórias que Malikah gostaria muito de viver, como ser chefe guerreira de uma tribo selvagem na África, comandar um navio de corsários e lutar contra monstros marinhos ou, a melhor de todas: protagonizar uma linda história de amor. [...]" - Página 142

" E  um sentimento, que extrapolava os limites do desejo, consumiu seus sentidos, avisando a eles que nunca mais seriam os mesmos."- Página 144 

" [...]Para o verdadeiro amor, não há erros." - Página 196

"O amor costuma se vestir com diferentes trajes e ter comportamentos distintos, apresentando-se em diversos aspectos que raramente são compreendidos à primeira vista. [...]" - Página 222

6 comentários:

  1. Oi Luiza, tudo bom?
    Eu só li um livro da Marina até hoje e, apesar de não ter me dado muito bem com a história, gostei bastante da narrativa dela. Tenho MUITA vontade de ler esse por causa da temática histórica; amo demais.
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Eu já li um conto da Marina e curti bastante. Tenho vontade de ler esse também, já que vi muitos elogios.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia mas a sinopse já me fez gostar

    Adorei o post !! Já estou acompanhando seu cantinho ♥️

    BLOG | INSTAGRAM | FACEBOOK | CANAL |



    VOCÊ NÃO PODE PERDER
    ------- promoção para blogueiras
    Pacote para Blogger (layout + capa para rede sociais + Instalação + logomarca) APENAS R$50
    📣

    Dúvidas? Whatsapp 021985012113


    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu tentei ler um outro livro da autora e não fluiu, mas tenho curiosidade por esta série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hello, just wanted to say, I loved this article. It was practical.

    potaup

    ResponderExcluir