domingo, 2 de março de 2014

Livro: Azul Da Cor Do Mar

Sinopse: "ACASO, DESTINO OU LOUCURA? No caso de Rafaela, pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível.
Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando da Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do mundo.
Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços –, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.
Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão."

Resenha de uma autora muito mais que querida, a Marina Carvalho.Devorei esse livro, foram 2 dias na companhia de personagens encantadores. Logo nas primeiras páginas o leitor já se vê envolvido na história, a protagonista Rafaela (Rafa) tem um doce toque de "atrapalhada", gentil mas do estilo que não leva desaforo para casa; a mocinha que conquista o coração do leitor. Rafa  tem um apego por um certo garoto da mochila xadrez, o conhece bem jovem e este é um "quase amigo imaginário" já que ela nunca teve a oportunidade de conversar com ele quando o viu pela primeira vez, então Rafaela escreve para " seu garoto ideal"  o que sentia e guardava seus textos.

"Mas o garoto estava se aproximando.Ele, seus olhos azuis e seus mistérios." -Página 23

 O livro se passa no mundo do jornalismo, já que Rafaela consegue a vaga de estagiaria em um jornal muito importante, mas apesar da conquista profissional tem que aturar Bernardo, ou melhor, "Cria de Satanás" como Marina de forma bem humorada se refere várias vezes ao personagem que diga-se de passagem, mesmo com tal apelido: É lindo.

"Sem camisa, Bernardo exibia, sem menor pudor, um  peito esculpido por mãos de artista renascentista." -Página 201

 Assim que li a implicância dos personagens me senti meio que no estilo de "Orgulho e Preconceito " moderno, visto a arrogância de Bernardo e as respostas inteligentes de Rafaela.

"Nós dois éramos como água e óleo, não conseguíamos nos misturar numa boa." -Página 83

"Então, senhor Bernado, sinto muito.Você poderia falar, escrever, fazer sinal de fumaça, qualquer coisa, menos me obrigar a responder.Porque naquele momento, eu o odiava com todas as minhas forças. "-Página 200

 O livro é narrado em primeira pessoa então sabemos tudo o que se passa na mente de Rafa o que certas vezes gera boas risadas:

"-Ele me odeia, Sofia! Mal consegue tolerar minha presença. Tudo em mim o incomoda:minhas botas, minha maneira de vestir, os foras que às vezes dou.É claro que ele vai surtar quando ler o jornal.Se é que já não leu,Nesse exato momento, Bernardo pode estar espetando um alfinete num boneco vodu.Consigo até sentir umas fincadas aqui na costela." -Página 57/58

Como todo bom livro (Na minha opinião) tem romance! Claro que amei:

"...-, que não sei ao certo quando, embora compreenda bem o porquê, mas estou louco por você.Não louco de raiva.Louco...por você. -Página 284

 Para completar em "Azul Da Cor Do Mar" temos uma carta do mocinho ( E quem me conhece bem, sabe, eu AMO carta!) e ri muito, o motivo ? Antes de ler a carta toda  fui passando os olhos pelas palavras e páginas afim de ver quem havia escrito e depois me deparo com a narração da personagem explicando que fez o mesmo.

"Voltei ao ponto de partida para prosseguir de modo completamente diferente, sem fantasias ou expectativas inalcançáveis.Não que tenha parado de sonhar.Só mudei o jeito, procurando estabelecer limites possíveis." -Página 331

Leitura fofa que faz perceber como o imprevisível pode ser perfeito.  
A seguir uma montagem que fiz, na minha imaginação, Fernando e o pessoal da Folha de Minas tiram essa fotinho surpresa do casal Rafa e Bernardo fazendo uma brincadeira com os dois.

11 comentários:

  1. Oiee ^^
    Quero muito ler esse livro, ainda não li nem Simplesmente Ana, mas falam tão bem dele...
    A história parece ser tão fofa ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiiii a capa desse livro é tão linda e eu amei o enredo. Ótima resenha eu gostaria de ler sim! *------*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, e o livro parece ser ótimo!
    Uma mistura perfeita de bom humor com as intrigas de sempre, e aposto que a mais nova dupla vive entre tapas e beijos, o que torna o livro mais divertido e desejado! Depois de ler sua resenha já adicionei o livro a minha lista, obrigada pela dica!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Luisa,
    tudo bem?
    Sua resenha está bem divertida. É a primeira que leio sobre esse livro. Eu conheci a autora na Bienal, e quero muito ler seus livros. Essa capa é muito fofa e eu adoro Orgulho e Preconceito e sou uma apaixonada por cartas como você!!!!! Precisa dizer mais alguma coisa? Eu preciso desse livro, risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza, pelo que li de sua resenha, irei Amar e já sei qual será minha próxima leitura!!
    Será este livro..
    Adorei!!
    Adorei Bernardo.. hehe

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-deixe-neve-cair.html

    ResponderExcluir
  6. Desanimei de ler os livros da autora depois de resenhas que li de Simplesmente Ana...
    Se eu ler algo dela começarei por Azul da cor do mar, mas ainda não seis e farei isso...

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha e montagem. Ficou bem a cara da Rafa e do Bernardo que eu imaginei ..

    Beijos
    http://resenhas-e-etc.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, essa autora é super elogiada. Ainda não li nada dela, mas estou muito tentada por esse livro....parece lindo

    Beijos, Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. adoro o jeitinho da Marina de escrever e mau posso esperar pra ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah como eu quero esse livro na minha estante imediatamente, adoro a Marina, e tenho certeza que vou ser conquistada por esse romance.
    E a sua montagem só me deixou ainda mais curiosa.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Fofíssimo!!
    Adorei a resenha. Tenho certeza que vou curtir a leitura.
    A capa está linda demais!
    Parabéns!


    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir