domingo, 30 de março de 2014

Livro:As Mentiras de Locke Lamora

Hoje, a resenha fica por conta da minha amiga Ana Nathalie, espero que curtam:
Sinopse:
"O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.

O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver."

Comentando...
Não é à toa que Scott Lynch recebeu o prêmio de Melhor Revelação do British FantasyAward e foi finalista do World FantasyAwardpor este livro.

Por ser o primeiro livro da série “Nobres Vigaristas” (que conta com 7 volumes), somos bombardeados com um grande volume de informações,  de modo a sermos introduzidos no contexto da trama e entendermos como se parece e funciona o mundo de Locke. Toda essa “construção mental” faz com que a leitura não seja das mais fáceis, com muitos nomes e termos novos para aprender, mas vale o esforço.
Gostei muito da narrativa do autor, principalmente no que diz respeito aos saltos temporais na construção da trama. É como assistir a um filme, onde voltamos ao passado e vemos um pouco do que aconteceu, antes de prosseguir no momento presente. No final de cada capítulo temos o que o autor chama de “Interlúdio”, onde voltamos à infância de Locke e descobrimos como ele aprendeu o que sabe e como conheceu os demais amigos. Duas linhas de tempo paralelas e alternadas. Creio que não seria tão bacana se fosse contado na ordem cronológica.

Apesar de serem ladrões e viverem à custa do roubo, Locke e seus amigos são cativantes, desde o pequeno Pulga, ao corpulento Jean, aos gêmeos Calo e Galdo, até o pilantra do Padre Correntes.  É difícil não gostar deles, principalmente de Locke, cuja inteligência e habilidade para o negócio surpreendem até mesmo o leitor, com reviravoltas nos golpes e desfechos inusitados que a gente nem consegue imaginar e pensa “Caramba! Como ele fez isso?”. Embora Locke seja caracterizado como um homem mediano, nem bonito nem feio, é quase irresistível imaginá-lo como alguém um tanto mais charmoso... Que tal? 

Para entender o cenário da cidade de Camorr, podemos imaginar uma Veneza antiga, cortada por diversos rios e canais,permeada por névoa e com aquele aspecto insalubre da Europa medieval.Apesar das semelhanças, a cidade tem a magia única de alguns elementos criados pelo autor, como as luzes alquímicas, o Vidrantigo (uma misteriosa espécie de vidro iluminado presente em construções), o brilho da Falsaluz a cada pôr do sol, as Cinco Torres (presente na capa da versão dos EUA). Entre vários elementos, línguas, povos e bairros descritos com tantos detalhes que é possível imaginar que o mundo de Scott Lynch realmente exista em algum lugar por aí. 

16 comentários:

  1. Gostei da resenha Ana. Não imaginava que esse livro fosse tão denso. Parece ser uma leitura e tanto. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei da trama, a história é bem diferente de alguma que eu já tenha lido.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa resenha.
    Certamente é um livro com uma história que prenderá os leitores.

    ResponderExcluir
  4. Oi! ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas ainda não li.
    Gostei da resenha! A trama é interessante. Fiquei curiosa pra ler!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  5. oi Ana, sua resenha está ótima, não leria este livro no momento, só de pensar em ter que esperar mais 7 livros e sendo uma narrativa mais rebuscada me desanimou..
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom Aninha, ficou ótima!

    Deu até vontade de comprar o livro, achei interessante. ;)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Hummm gostei muito, quero comprar esse livro. Achei super interessante!

    ResponderExcluir
  8. Ana, ótima resenha, deu vontade de ler o livro todo!

    ResponderExcluir
  9. Me deu vontade de ler! Gostei muito, só o título já me chamou atenção hahah
    Adorei a resenha!

    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sinopse muito boa e capa linda! Esse livro promete!!

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro. Adorei esse clima de Veneza e embora apresente um texto mais difícil, eu gostei da trama e fiquei muito curiosa. E 7 livros? Adoro!!!!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. EU SABIAAAA! *celebra* Assim que li a sinopse deste livro entre os lançamentos, o adicionei entre os meus desejados e pensei: "Depois confirmo por meio das resenhas se é tão bom quanto parece". Então, essa é a primeira resenha que leio sobre este livro e… ACERTEI!
    Gente, que história interessante! Adorei saber que se trata do primeiro volume de uma série… E uma série tão longa só me faz aguardar grandes reviravoltas na história! Nada é melhor do que encontrar personagens cativantes, um enredo criativo e ainda por cima imaginar toda a narrativa como um filme durante a leitura. *3* Amei a resenha. Deu-me uma enorme vontade de comprar o livro hoje (haha), mas não poderia lê-lo por enquanto.
    Espero em breve tê-lo em mãos.
    Beijos!!!

    My Queen Side

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Já tinha lido a sinopse, achei super interessante e fiquei com muita vontade de ler.
    Depois da resenha a minha vontade aumentou. Quero saber mais sobre o Locke.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não sei porque, mas esse livro não me interessou muito. A capa é bonita, só que o interesse por ele não foi despertado, mas a resenha ta muito boa.

    #Max <3

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Gente, fico feliz que tenham gostado da resenha. Olha, já estou com saudades do Locke e realmente o livro daria um ótimo filme, pois apesar de ser uma saga, o livro tem final, sabe? Inclusive li em algum lugar que já compraram os direitos para o filme. Agora é só aguardar. Bjos

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir