sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Entrevista: Janda Montenegro

Esse mês, a entrevista ficou por conta da autora Janda Montenegro. E para quem mora no RJ, ficam os convites de eventos que Janda estará participando: Sábado 13/9 às 14hs do El Bazzar - Niver do blog fofo "A menina que  comprava Livros" e na sexta 19/9 tem bate-papo com a autora e  Raphael Montes na Saraiva Rio Sul.

 A seguir as perguntinhas e respostas da entrevistada:

1) Sei que é difícil, porque quem ama ler não curte apenas um ator e sim muitos! Mas cite três autores (as) que você se considera fã.

Gabriel Garcia Marquez, José Luis Peixoto e Clarice Lispector. É difícil escolher apenas três, dentre tantos amores, mas são esses que me cochicham no ouvido agora, rs.


2)Dois livros (Ou série de livros)  que te marcaram e explique o motivo.

"Um brasileiro em Berlin" (João Ubaldo Ribeiro), por contar todas as impressões do autor, enquanto brasileiro, durante sua estadia em Berlin. Tem muito a ver com as sensações que a Sofia, de "Por enquanto, adeus", sentiu. E "Os homens que não amavam as mulheres", do Stieg Larsson. Apesar do título, é um livro que descreve e dilacera cada parágrafo com uma crueza incrível. Li numa noite!! :O

3) Janda muitos autores amam buscar inspiração em música, filmes...Afinal qual é sua inspiração para escrever?

É claro que música e filme colaboram, mas o que me inspira mesmo são as pessoas. Toda pessoa tem uma história incrível, se você parar para escutá-las. Tem coisa que acontece que, se eu colocar num livro, os leitores vão duvidar. Como por exemplo a própria história de "Por enquanto, adeus", que é baseada numa história real. A vida é muito mais inacreditável do que a ficção.

4). Você tem costume de montar o conhecido "Dreamcast" para os seus personagens? Se sim, conta um exemplo.

Não, não mesmo. Rs. Eu cozinho a ideia dentro de mim durante um tempo, pois nem sempre dá pra começar a escrever um livro de imediato, por causa da turnê, etc. Mas organizo um pequeno roteiro com dois ou três eventos importantes que devem acontecer em cada capítulo, e tento seguir isso. Também anoto as características físicas básicas dos personagens, porque eu me esqueço mesmo! Rs.

5). Como foi o processo para você conseguir uma editora para a publicação de " Por enquanto, Adeus" ?

Bom, eu já tinha dois livros publicados antes, então, meu nome e meu trabalho já estavam no meio. Eu tinha uma agente na época, que fez a ponte entre mim e a editora, e foi tudo muito rápido e bom para todos. E estou adorando minha parceria com eles nesse projeto.

6). Projeto de livro novo? Por favor adianta um pouquinho para os leitores aqui do blog.

Rsrs. Livro novo tem sim, sempre :D Posso adiantar que vai ter livro novo pra vocês no ano que vem, com certeza, e vocês vão adorar a história! É romance, claro. Mas, até lá, recomendo que leiam "Por enquanto, adeus". Só uma dica. ;-)

6 comentários:

  1. Não conhecia a autora, gostei da entrevista ...quero ler a resenha do livro dela aqui. Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu :)
    Conhecia o livro, mas não a autora. Gostei demais de saber um pouquinho mais sobre ela. Adoro entrevistas pois nos permitem conhecer mais sobre o autor, seus gostos inspirações...bem bacana!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lu!

    Não conhecia a autora e muito menos o livro..
    Mas fiquei bem interessada, eu adoro ler entrevistas, acho que me inspiro a algum dia escrever algo, hehehe
    beijos!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. legal você trazer uma autora que eu ainda não conhecia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir