quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Entrevista:Samanta Holtz

 Esse mês a entrevista fica por conta da autora Samanta Holtz, a seguir as perguntas com as respectivas respostas da escritora:

1). Sei que é muito difícil pois a lista deve ser grande, mas cite três autores (as) que você se considera fã?
Olá, querida! Você tem razão, é uma tarefa difícil selecionar apenas três (risos)... Mas eu vou tentar!
Vou começar com Maurício Gomyde. Ele é um romancista de primeira! Além de escrever bem, é extremamente inteligente e criativo ao escrever histórias, criando livros que nos prendem de verdade e nos emocionam.
A segunda é Sophie Kinsella. Já li todos os livros da autora e ela é o tipo de quem eu "leria até lista de supermercado"! Histórias divertidas, inteligentes e surpreendentes. Adoro!
O terceiro escolhido é J. K. Rowling. Além da história pessoal dela ser inspiradora e um exemplo a qualquer aspirante a escritor, ela tem uma capacidade incrível de escrever histórias tão envolventes que quase passam a fazer parte da nossa realidade. Além disso, admiro como ela consegue coordenar tantos detalhes e ligar uns aos outros, sem perder o fio da meada e fechando tudo na hora certa. É perfeita!

2). Qual foi a inspiração para escrever seu romance "Quero ser Beth Levitt"?
Para ser sincera, eu não sei responder a essa pergunta (risos). "Quero Ser Beth Levitt" é um livro cuja ideia foi nascendo aos poucos e, igualmente aos poucos, foi escrita. Todo o processo criativo começou antes mesmo de eu publicar O Pássaro e foi cheio de interrupções e recomeços, totalizando mais de quatro anos de trabalho até a conclusão da primeira versão. Mas eu lembro que começou com a ideia do casal protagonista e o auge romântico da história (que não contarei para não ser spoiler... rs!). O restante foi construído em torno dessa ideia... como chegaram até lá? Quem é ela? Quem é ele? O que acontecerá depois? Foi um processo que eu degustei de forma lenta e despretensiosa, e realmente embalei para concluir depois que "O Pássaro" foi publicado e as chances de também publicar Beth se tornaram reais.
  
3). Curiosidade... Por que  a escolha do nome Beth Levitt , alguma explicação?
Nenhum motivo em especial. Eu sabia que Beth seria uma personagem em quem Amelie iria se inspirar, e tentei imaginar o nome completo que soasse de forma harmônica. "Beth Levitt" foi a primeira opção que me ocorreu, e não consegui pensar em outro nome que soasse melhor do que ele - mesmo porque eu sabia que usaria essa frase no título do livro. Apenas atentei-me a usar um sobrenome que remetesse a uma história francesa, pois, também sem motivo especial, imaginei que Doce Acaso, o romance de quem Beth é protagonista, seria um romance francês. Apenas para ter uma referência e seguir um padrão ao escolher os nomes dos outros personagens! 

4). Samanta, há muitas mudanças inesperadas quando você senta e começa a escrever?  Mudança no rumo dos personagens, se sim, por favor cita um exemplo.
Sim. Costumo dizer que há momentos em que o autor conduz a história, e há momentos em que a história conduz o escritor. Já me vi escrevendo uma história sabendo exatamente aonde queria chegar, mas, durante o processo criativo, percebi tendências e novas possibilidades que ainda não haviam me ocorrido, e que ficariam muito melhores do que a ideia inicial. Por isso é que acho importante o escritor manter a mente sempre aberta! Um exemplo clássico é o final do livro "O Pássaro" - mais precisamente, o destino que dou à personagem Caroline. Quem já leu vai entender (risos)... eu tinha uma ideia em mente para ela, mas, à medida que a história se desenvolveu, eu percebi que ela merecia um final muito mais nobre e heroico do que um "final comum". Não combinaria com ela. Então, mesmo com dor no coração, aceitei que aquele era o final perfeito para ela. E assim ficou! Em "Quero Ser Beth Levitt", também sabemos que há dois vilões principais na história, que se revelam no final. Um deles, eu idealizei apenas muito mais tarde, quando percebi que ele começou a fazer muito mais parte da história do que eu previa inicialmente. Gosto de pensar que é o jeitinho que os personagens encontram de "manipular" o escritor e dar à história o rumo que eles querem (risos)... sei que é um pensamento louco, mas a cabeça de um escritor é assim!

 5). Por favor, deixe um recado para os leitores do blog.
Em primeiro lugar, quero agradecer a você, Luiza, por ter me convidado a essa entrevista. Fiquei muito feliz! Aos leitores do blog, quero agradecer a todos que dedicaram seu tempo a ler minhas respostas e conhecer um pouco mais de mim. Desejo que cada um de vocês tenha uma linda jornada na busca por seus sonhos e permaneça firme, acreditando que são possíveis! E, caso queiram conhecer mais do meu trabalho ou saber minha agenda de eventos, o link é: www.samantaholtz.com/p/eventos.html
Beijos!

7 comentários:

  1. Oi lu, eu tbm nao sei pensar nas minhas escritoras preferidas e contar so algumas, adoro a grande maioria do harlequim <3
    Lu me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,gostei super da entrevista.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, t bem?
    Adorei a entrevista! Parabéns!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Muito bacana a entrevista!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Querida Lu,

    Muito obrigada pelo convite à entrevista e por postar aqui no blog! Você é sempre muito querida :)

    Beijos no coração <3
    Sam

    ResponderExcluir
  6. Thanks for the great post. Pretty good post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog posts.
    http://www.y8gold.com
    https://sites.google.com
    http://www.frivallgames.com

    ResponderExcluir