domingo, 12 de outubro de 2014

Livro:Mar da Tranquilidade

Sinopse: "Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar.
Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.

A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde - ou se é isso mesmo que ele quer.

Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances
."


Comentando...
Mar da Tranquilidade é um livro intenso. Posso dizer que é tudo, menos tranquilo.
Imagine como é estar na cabeça de dois protagonistas introspectivos, cheios de pensamentos,
Josh Bennett
memórias, perdas, medos e um passado traumático que os faz criar inúmeros artifícios de proteção contra mais sofrimento. Estes são Josh e Nastya, que se identificam um com o outro justamente por serem considerados “problemáticos”. Ele é solitário e evitado por todos, mas de uma forma respeitosa. Ela se veste sem o menor pudor, não liga para o que os outros dizem e simplesmente não fala. Nada. Com ninguém.
Cativante do início ao fim, é uma leitura que prende, tanto pelo desenrolar dos acontecimentos, quanto pelos mistérios relacionados ao passado de Nastya e a forte necessidade de tentarmos compreender seu comportamento autodestrutivo. A narrativa, contada do ponto de vista dos dois personagens, é envolvente, recheada de muita criatividade, inteligência, sarcasmo e ironia (o que eu adoro), que nos fazem sorrir a cada momento. Tudo tem uma explicação, desde o título do livro, o sorvete na capa, até o significado dos nomes dos personagens, fato que me surpreendeu, pois adoro quando o autor consegue fechar todas as pontas soltas, inclusive aquelas que nem conseguíamos ver.
O livro é profundo e muito humano, pois à medida que vamos conhecendo os personagens, percebemos que eles também vão mudando suas concepções sobre si mesmos e sobre os outros ao seu redor. E a maneira como eles se ajudam neste processo é brilhante, pois nos mostra o quanto o contato com o outro nos ajuda a crescer e a nos tornar pessoas melhores. Descobrimos suas máscaras e os motivos por trás delas. Além de tentarmos, junto com eles, entender o porquê dos acontecimentos. E a autora não deixa a desejar nesse quesito.
Em quase todos os livros, a mocinha tem uma melhor amiga chata (ou muito mais bacana que a própria mocinha). Neste livro, temos Drew, que é o melhor e único, amigo de Josh. Drew é uma figura, faz um monte de besteira e também tem seus problemas, mas nos surpreende. Só sei que quando o livro acabou, senti saudades de todo mundo. Hehe
Quem leu“Caso Perdido”, da Colleen Hoover, vai encontrar muitas semelhanças, pois Nastya também gosta de correr, de cozinhar doces, tem um passado que quer esquecer. Mas não passa daí. Certa vez, um amigo me disse que, apesar das semelhanças, cada estória é única, pois tem um pouquinho daquele que a escreveu, daquilo que o autor acredita, dos sonhos, qualidades que ele admira... E é esta parte, este tempero especial que devemos saborear.
Não copiei trechos do livro de propósito. A melhores frases revelam demais e, fora de contexto, poderiam dar uma ideia diferente da verdadeira. Então fica por sua conta, ler e escolher suas favoritas.
Uma das muitas coisas que vou levar pra minha vida é a ideia de que o “real”, nesta vida, é imperfeito. Mas é real e é isso que importa e é tudo o que temos. O perfeito está quase sempre fora do nosso alcance e seremos mais felizes se não pensarmos tanto nisso. hehe

13 comentários:

  1. Oi Luiza!
    Esse livro já está na minha lista de desejos! Parece ser uma história bonita, de aprendizado, e gosto de ler livros assim.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi flor...
    Tenho muita curiosidade em ler este livro.
    Bela resenha, adorei.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza!
    Esse é o próximo livro que quero ler!
    Adorei saber que gostou tanto.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oie Nathalie =)

    Estou lendo resenhas tão positivas desse livro, que estou bem curiosa para ler ele *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Estou terminando esse livro hoje, e vou dizer, estou adorando a leitura dele.
    Eles são intensos sim, e as vezes tão leve que dá agonia quando estão juntos.
    Cada um com seus fantasmas, e se ajudando da melhor forma possível.
    A escrita da autora é diva e estou só ansiosa para saber o que acontece no fim.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que resenha cativante!!! Fiquei super curiosa para conferir o livro e olha que eu nem estava dando muita atenção a ele (o que seria um grande erro, tendo em vista o que foi dito no post!). Fiquei super curiosa, principalmente pela personalidade dos personagens, trabalhar com elas deve ser complicado, mas se o livro ficou incrível, eu com certeza devo dar uma chance! Adorei! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!
    Nossa pelo titulo do livro espera uma coisa totalmente diferente!
    Agora to curiosa pra ler!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  8. amei a resenha e o blog <33

    se puder visite meu cantinho ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oláa!!
    Primeira vez que eu leio uma resenha desse livro e ele deve trazer uma mensagem muito importante ^^
    Adorei a resenha!
    Beijosss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie =)

    Adorei a resenha, e adorei a sua conclusão para a resenha. Concordo, acho que seremos mais felizes entendendo que a vida não é perfeita.
    Sobre o livro, estou super curiosa para ler, só vejo ótimos comentários sobre ele. Curiosidade a mil *_*

    ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser ótimo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu só escuto comentários positivos sobre esse livro, eu tenho certeza que a historia é cativante e muito comovente. Com certeza está na minha lista de desejados.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nathalie. Nossa, que resenha intensa. Adorei! <3 Esse livro me parece muito bom e parece ter um grande crescimento dos personagens, fazendo nos crescer junto. Adoro esse tipo de livro. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir