terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Livro: Proibido

Sinopse: "Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."

Comentando...

Depois que o pai foi embora, Lochan assumiu o papel de cuidar dos irmãos. A mãe dificilmente está em casa e toda a responsabilidade é dele.

"Quando mamãe sai, o que acontece com frequência, é Lochan quem assume o controle, como sempre foi." Pág. 27

Lochan faz de tudo para cuidar de seus irmãos. Ele tem a ajuda de Maya para poder carregar essa responsabilidade.

"Meus irmãos podem me deixar doido às vezes, mas são meu sangue." Pág. 35

"Só com Maya posso realmente ser eu mesmo. Nós carregamos esse fardo juntos e ela está sempre do meu lado, sempre ao meu lado." Pág. 53


Abra sua mente ao ler esse livro. O livro possui uma temática bem forte e profunda. Ao ler a sinopse você pode pensar que um livro com esse tema não daria certo, mas é exatamente ao contrário, você se prende na história e não consegue largar o livro.

A autora consegue nos envolver na história de uma maneira surpreendente. Começamos a torcer para que a situação dos dois dê certo, mesmo sabendo que eles são irmãos. A autora envolve o leitor de uma maneira espetacular, levando a ver os sentimentos por trás das atitudes dos personagens.

Vemos que Lochan e Maya  tem que cuidar dos irmãos menores, os pais são negligentes em relação aos cuidados dos filhos, o pai construiu outra família e não busca mais nenhum contanto, a mãe quase não fica em casa, tem problemas com bebidas e é relapsa em relação as necessidades dos filhos, assim eles buscam proteger os menores para não perder a guarda deles. Desde o início é o Lochan quem toma conta de tudo, ajuda os irmãos menores com os deveres de casa, organiza os horários, coloca ordem na casa. A mãe se preocupa mais com o namorado e esquece que os filhos precisam de suporte, e essa atitude irrita Lochan, que tem que carregar uma grande responsabilidade.

"Se há uma coisa em que minha mãe é mestra é cuidar da própria vida." Pág. 18

Com o decorrer vemos a evolução social de Lochan, ele que sempre foi um garoto fechado e que só tinha um contato social maior com a família. Lochan é um garoto estudioso, tira boas notas, mas a interação com os colegas de classe é nula, ele não consegue interagir com eles. Porém, Lochan percebe que mesmo sendo um pouco difícil deve tentar conversar com seus colegas e expor suas opiniões. Lochan faz de tudo para proteger os irmãos, ele sempre busca o melhor possível para eles.

"... ela ainda é incapaz de conversar com os colegas, ... Em casa, no entanto, ... ele se sente relaxado .... Mas mesmo durante esses breves momentos sinto que ele está escondendo uma parte mais sombria e infeliz de si mesmo." Pág. 29

"Em casa, por exemplo, com minha família, posso ser eu mesmo, ser normal outra vez." Pág. 34

Desde muito cedo uma responsabilidade está sobre Lochan e  Maya, eles sempre se apoiaram um no outro, dividindo as dificuldades. Percebemos que os dois tem ligação muito forte, que acaba evoluindo. Eles sabem que o sentimento que sentem um pelo outro não é comum, que não é certo.
O livro vai te prender, a história é bem elaborada e a  autora possui uma escrita envolvente. E o livro possui um final emocionante e surpreendente.


Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?

13 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Ainda não li esse livro, só por falta de oportunidade mesmo, estou doida por ele. Só leio resenhas positivas e isso me deixa muito curiosa.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Só de ver a resenha do livro já fico feliz porque amo demais este livro, e nunca me canso de falar bem dele rsrs que bom que você gostou eu espero que mais pessoas possam ler e se identificar com a mensagem que ele passa.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Luiza. Só ouço excelentes comentários a respeito deste livro e confesso que estou muito instigada para lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi =)

    Adorei sua resenha =)
    Ouço falar tão bem deste livro, e claro, vou lê-lo!
    Super curiosa sobre a história, e sei que vou me emocionar lendo.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  5. Eu pretendo ler este livro, mas ainda não achei com um preço acessível para mim. Vou esperar uma boa promoção. rsrs
    Gostei da sua resenha, esse tema está em alta ultimamente, e proibido deve ser muito bom!

    Abraço! :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi a resenha desse livros em alguns lugares e me interessei. Ele parece ser ótimo. Bem... Pretendo ler, mas não sei quando, hahaha Adorei a dica!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acredita que nunca li nada da editora? Nunca mesmo! Quanto ao livro, confesso que sempre vejo comentários ótimo a respeito e adorei a história :)

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ooi,

    Não li esse livro e não leria. Já vi resenhas de todos os tipo sobre o livro mas não me sinto interessada. Sei que é necessario manter a mente aberta para a leitura, mas pelo o que eu vi a escrita da autora não é tão envolvente, pelo menos para a maioria das pessoas que eu convivo.
    Então eu passo a leitura.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Sempre vejo esse livro nos blogs, falando bem e tal. Mas acho que não é meu tipo de leitura, sei lá haha

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    A premissa do livro não me desperta interesse, mas tenho visto receber muitos elogios (inclusive aparecer em várias listas de melhores leituras de 2014).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A Editora arqueiro é uma das minhas preferidas. Todos os livros são de qualidade. Este eu não li, pois a Manu que leu e resenhou para meu blog, mas ela amou. Quando puder vou compra-lo para mim.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  12. Sempre que leio sobre esse livro sinto um misto de medo e ansiedade por lê-lo. Todas as resenhas que li foram sensíveis e colocam em evidência que há algo de muito delicado nessa história que não é tão feliz, aliás, nada feliz, mas ao mesmo tempo nos faz mais sensíveis as dores dos outros... Preciso ler "Proibido"

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem??

    Bom eu li esse livro no final do ano passado e foi uma de minhas melhores leituras... a autora soube trazer um tema seríssimo e complicado para a leitura de modo que me fez pensar muito e entender a real mensagem que ela quis transportar com a leitura... Gostei demais da narrativa e para onde ela me levou e quero muito ler outras obras dela... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir