sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Livro: Por Lugares Incríveis

Sinopse: "Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
 Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."

Comentando...

Theodore e Violet se conhecem em circunstâncias bem estranhas.

"A garota está a alguns metros de distância, dou outro lado da torre, também na beirada..." Pág. 12

Os dois se juntam para fazer um trabalho de geografia, eles devem  descobrir lugares incríveis no estado ondem moram.

"Nossa missão é visitar cada um, tirar fotos, filmar, pesquisar sua história a fundo e contar exatamente o que nesses lugares nos deixou orgulhosos de Indiana." Pág. 33

Ao fazerem esse trabalho os dois vão descobrindo formas de continuar vivendo e de tentar superar as dificuldades.

"Talvez ninguém nunca vá até lá nem valorize esses lugares nem se dê o trabalho de pensar o quanto são importantes, mas talvez até o menor deles tenha algum significado. Se não tiverem pros outros, talvez tenham pra gente." Pág. 42

Amei a leitura de Por Lugares Incríveis. Um livro emocionante, uma leitura que te prende, mesmo com um tema pesado.
Por causa de um encontro inesperado, Finch e Violet se conhecem e começam uma amizade que vai ajudar eles a superarem seus problemas. Essa amizade evolui. Os dois começam a fazer um trabalho juntos, e uma amizade nasce, mesmo que no começo Violet ainda resista Finch é persistente e faz de tudo para conversar com ela.

Os dois personagens possuem problemas e com o decorrer da história vamos descobrindo o que aconteceu com cada um deles.
O livro nos dá a visão de Finch e de Violet, mostrando a personalidade de cada um. Finch é um garoto problemático, que dá trabalho para os pais, não tem muitos amigos. Na escola ele é conhecido como Aberração, sempre sendo insultado por alguns garotos. Mesmo sendo tão encrenqueiro, Finch é um garoto atencioso, ele no decorrer do livro vai mostrando para Violet que ela tem motivo para continuar em frente e que tinha várias coisas para mostrar para ela.
Violet é o oposto de Finch, ela é uma garota popular, namora o garoto mais popular da escola e tem vários amigos. Mas depois da morte da irmã Eleanor ela não está muito feliz com sua vida e com quem ela é. Violet está sofrendo muito com a perda da irmã, ela ainda não conseguiu cicatrizar a dor e busca a cada momento sentir que Eleanor ainda está por perto.
As andanças dos dois pelos locais de Indiana mostra que a vida tem graça e que mesmo passando por problemas conseguimos ver a beleza de coisas simples.

A autora conseguiu mostrar que mesmo a pessoa estando para baixo é possível encontrar amor por nós mesmos e buscar sentido em coisas que no começo eram inexplicáveis.
O final do livro não foi o que eu esperava, mas do mesmo jeito que é a vida, nem sempre os acontecimentos em nossas vidas são do jeito que queremos.

No final do livro tem uma listagem dos lugares que Finch e Violet visitam e que existem de verdade. Tem um mapa mostrando a localização desses lugares e uma pequena descrição sobre cada um deles. O que deixa você com vontade de ir para Indiana e conhecer pessoalmente esses lugares.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia mas me interessei, adoro livros com temas pesados e principalmente, aqueles que descrevem lugar, não há maneira melhor de viajar <3
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Todas as resenhas que leio desse livro são positivas, amo livro que nos emocionam.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Que legal a ideia desse livro! Eu gosto de histórias assim, com pessoas diferentes que se encontram, se estranham, fazem algo juntos e no processo acabam amadurecendo e superando situações emocionais difíceis!

    Estou me coçando para ler esse livro!

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Me interessei por ele depois de ler a sinopse, mas essa é a primeira resenha que leio e me deixou mais curiosa. Parece ser um livro emocionante e espero ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Quero MUITO ler esse livro, adorei sua resenha.
    Este título já estava na minha lista, mas sua resenha fez subir algumas posições, HAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nainha.

    Já comprei esse livro e estou super empolgada com a leitura. Quero saber quais são esse lugares incríveis que ambos descobrem.
    O final não foi o que esperava, isso muito me interessa. Saber qual será esse final.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar sobre este livro e quando li a sinopse já tinha me interessado, mas sua resenha me deixou mais curiosa ainda, já está na wishlist!
    :)
    Adorei seu blog, é minha primeira visita aqui, parabéns pelo capricho e delicadeza dele, já estou seguindo!
    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  9. Com tanta gente dizendo que o final do livro foi inesperado, estou ficando com medo dessa leitura, haha. Mas a história parece muito bonita, quero ler sim ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir