terça-feira, 11 de agosto de 2015

Livro: Memórias de uma GUEIXA

Sinopse:"Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés. O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão. Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão. Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce. Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo."

Comentando...

No livro Memórias de uma gueixa a história é narrada por Sayuri, uma senhora que mora nos Estados Unidos e que foi gueixa em sua juventude.

A história começa quando Sayuri é vendida junto com sua irmã pelo pai. Ela morava em um vilarejo pobre e seu pai toma a decisão de que isso seria o melhor para elas. Sayuri é separada de sua irmã e vai trabalhar em uma casa de gueixas. No começo ela é apenas uma escrava na casa, mas depois ganha a chance de tornar-se uma gueixa.

Ao receber essa chance, a vida de Sayuri começa a modificar-se e ela vê a vida de um modo diferente. Mas a vida de uma gueixa não é só de maravilhas e ela tem que enfrentar uma rigorosa educação para ser gueixa, e descobre que as aparências são mais importantes e que o amor é considerado uma ilusão.

Sayuri irá esforçar-se para ser a melhor, em sua jornada ela conhece um homem que lhe estende a mão e a ajuda. O amor por esse homem vai crescendo com o decorrer do tempo e várias de suas decisões serão tomadas por amor a esse homem.

No livro vemos que a vida de uma gueixa não é só música e dança, e que muitas dificuldades aparecem em seu caminho. A narrativa do livro é linda, temos os detalhes de como era a época das gueixas e o que aconteceu quando começou a Segunda Guerra Mundial. O livro é cheio de detalhes e nos vemos dentro do mundo das gueixas.

Um romance fascinante e envolvente que te prende do início ao fim.




12 comentários:

  1. Eu já vi o filme e li o livro. Esta história é maravilhosa e nos proporciona conhecer a cultura japonesa, que é muito diferente da nossa. Vale mesmo a pena.
    Abraços,

    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o enredo muito interessante e a capa lindíssima. Então, eu gostaria de ler sim! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara eu acho a estória desse livro demais. Ainda quero ler, mas enquanto isso não acontece fico assistindo o filme mesmo haha
    Sempre tive curiosidade sobre gueixas e agora percebo como a cultura de um país às vezes pode ter seu lado ruim....

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu achei essa capa maravilhosa e realmente a história me parece ser muito bem desenvolvida e escrita. Espero um dia ter a oportunidade de ler esse livro.

    bjus
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de ler mas sempre quis. Amo a capa e conhecer mais sobre a cultura deve ser ótimo,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi flor!
    Ainda não li o livro, mas tenho curiosidade em conhecer \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não li o livro mas vi o filme! é uma história tocante com certeza e verdadeira. Eu adorei e agora quero ler a obra, assim que possível!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Oi Nainha!
    Não li o livro nem assisti o filme, mas tenho interesse (principalmente por se tratar de uma cultura sobre a qual sabemos tão pouco).
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu AMO esse livro! Os detalhes, a narrativa, tudo nele é envolvente.
    Adorei o post.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que capa mais linda, sempre ouvi falar muito coisa sobre a obra, mas sei lá , não comprei o livro e não assisti o filme. O interesse ainda não bateu, entende? kkkk
    Amei a resenha!
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler, sério! Parabéns pelo post e pelo blog que estou conhecendo aos pouquinhos. Estou seguindo. Se puder, passa lá no meu blog, tá?

    Deixo abaixo o link de um sorteio que estou fazendo, do livro Cidades de Papel.
    www.taliesinperdido.com.br/2015/03/sorteio-cidades-de-papel-de-john-green.html

    Até mais!

    ResponderExcluir
  12. Amooo esse livro... é realmente fascinante a história!!

    ResponderExcluir