quinta-feira, 12 de maio de 2016

Livro: O amor nos tempos do ouro - Marina Carvalho















Sinopse: "Cécile Lavigne é uma franco-portuguesa que veio ao Brasil consolidar um casamento arranjado com um aristocrata de Minas Gerais, dono de terras e de escravos, bem mais velho do que ela, e por quem ela sente profundo desprezo. Enquanto lida com o turbilhão de sentimentos que a desequilibra, Cécile viverá diversas provações nessa nova terra que será sua casa, e talvez se entregue a um grande amor."

Comentando...

 Antes de iniciar a resenha, quero deixar registrado um agradecimento especial para GloboAlt que cedeu um exemplar de "O amor nos tempos do ouro" para o blog.  E agora sim! A resenha:

 Lembro quando no grupo de fãs pela rede social "Facebook" a Marina divulgou sua vontade de escrever um romance histórico. Compartilhou suas idéias  e além do  grande incentivo dos leitores recebeu pedidos como o meu que foi totalmente atendido : Uma carta do mocinho! E já adianto, AMEI. Ainda mais por ser no plural: Cartas. Cada detalhe que era divulgado só deixava os fãs na expectativa. Hoje, pude ler todo esse trabalho, terminando a leitura com aquele sorriso nos lábios.

 É possível ver em cada página o carinho e dedicação da autora na composição desta história, chama atenção logo no início a "Nota da autora" onde Marina Carvalho  explica alguns detalhes para a construção do livro. Detalhes, como cada início de capítulo ter um trecho de poesia de autores consagrados na Literatura como Fernando Pessoa,Castro Alvez, Gonçalvez Dias, Carlos Drummond de Andrade entre outros e as Notas ao final do livro explicando cada expressão utilizada. Tudo isso já demonstra o quanto a leitura de "O amor nos tempos do ouro" , fazendo um trocadilho com a palavra ouro do título, é enriquecedora.

 Toda ambientação do livro teve uma descrição na medida certa, de maneira habilidosa a autora faz o leitor viajar ao passado.

 Quanto aos personagens são do estilo que ao longo da leitura você conhece mais e mais, ficando afeiçoado  ou com raiva ( Personagem Euclides!), ou seja, consegue despertar sentimentos no leitor.Devido a variedade de personagens, histórias entrelaçadas, ouso dizer que " O amor nos tempos do ouro" daria uma belíssima adaptação para um seriado ou novela.

 Quanto ao casal de protagonistas, Cécile e Fernão, são encantadores. Há uma relação entre eles com o toque de Han Solo e Princesa Leia, ou seja, ele inicialmente só pensa em sobreviver fazendo "serviços" almejando o dinheiro, tem um nobre coração mas não gosta de revelar para qualquer um  e Cécile comparo a Leia devido sua ousadia, teimosia, determinação e preocupação com a justiça.

 Narrativa e diálogos foram extremamente bem elaborados, destaco a seguir alguns trechos:

"Então Cécile não era mais Cécile, a linda e carismática jovem de Marselha e sim uma sombra de si mesma, tão destroçada que suspeitava jamais ser capaz de se encontrar novamente." - Página 22

"[...] Mas o estrago estava selado em suas almas, [...] .Hasan não confiava  em quase ninguém, [...].Já Akin, talvez pela juventude recém-atingida, ainda pressupunha que a bondade genuína e abnegada não havia sido extirpada por completo do planeta" - Páginas 52 e 53

" [...] Usava um casaco preto - de corte impecável, justo com mangas apertadas - sobre um colete curto na frente, que deixava à mostra o babado de musselina bordada da camisa branca. Estava de gravata!" - Página 187

 Não vou escrever trecho algum da página 197. O motivo? Ia escrever tudo! Suspiros e suspiros por tal página.

 Cada capítulo espere um novo acontecimento e surpresas. "O amor nos tempos do ouro" demonstra-se um livro ímpar, daqueles que merece um destaque especial, em qualquer estante.

Para finalizar, deixo aqui uma foto retirada do booktrailer que a autora divulgou, representam Cécile e Fernão. Que lindo casal, não?

3 comentários:

  1. Vi a resenha desse livro em um blog esse dias e fiquei ansiosa para ler esse livro. Eu gosto muito de histórias assim.
    Boa resenha, gostei muito.

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito esse livro. Desde a primeira vez que vi a Editora Globo divulgando eu já quis. E agora mais ainda.
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem? Eu estou muito interessada nesse livro, mas não conseguia achar motivos para me fazer começar a lê-lo logo, até ler sua resenha, haha. Estou louca para tirar minhas próprias conclusões. Obrigada! Eu vim conhecer seu cantinho através da mensagem que me mandou no Skoob e acabou de ganhar mais uma seguidora. Sucesso com o blog e parabéns pelo belo trabalho. Dá uma olhadinha no meu blog quando tiver um tempinho:

    https://meninadojardim.wordpress.com/

    ResponderExcluir