segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Livro: Quando o amor bater à sua porta - Samanta Holtz














Sinopse:"Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego."

Comentando...

  Tarefa difícil é tentar definir algo quando nos apegamos tanto. E "Quando o amor bater à sua porta" foi o tipo de leitura que chegou devagarinho e em determinado momento me vi lendo avidamente cada palavra ali contida até ficar com aquele ar de satisfação; não por ter lido um bom livro. Mas  ouso dizer:  Um excelente! 

 Narrado em terceira pessoa, o livro instiga do início ao fim. O motivo? Aquela bichinho chamado Curiosidade morde o leitor, na forma de um belo rapaz que perdeu a memória.Então, sempre há os questionamentos: Quem ele é? Qual o passado dele?

 Merece destaque a protagonista Maria Luiza, mais conhecida como Malu. Uma personagem que cresce a cada página. Inicialmente  tem aquele ar de frieza e aos poucos suas camadas vão sendo reveladas mostrando-se uma verdadeira mocinha escondida.

 A protagonista de "Quando o amor bater à sua porta" é uma escritora então é extremamente interessante perceber o quanto da ficção escrita pela personagem entrelaça-se com a sua vida real.

 Samanta definitivamente tem o dom de juntar cada palavrinha, cada detalhe, por mais simples que seja e transformá-las em algo mágico: Rosa, Rocha, Love... São algumas das palavras que posso falar que tornam-se especiais aos olhos do leitor.

 Holtz em sua narração transmite um toque doçura, uma das características que mais admiro na autora.

"[...] Malu observou a fumaça subir e quase pôde ver sua própria história ali, dançando e tomando forma em meio aos desenhos que se formavam no ar: a infância rodeada de livros, as fábulas que o pai lia para ela antes de dormir e os filmes de princesas da infância que nutriam sua imaginação romântica, ainda milagrosamente intacta na fase adulta, mesmo muito depois de perceber que príncipes e finais felizes só existem na ficção.Nunca na vida real" - Página 9

" [...] - Mas, quando se sentam para ver um filme ou abrem um livro para ler, não querem mais daquele sentimento negativo.Querem sonhar, acreditar que a felicidade é possível, mesmo que através de uma história inventada por outra pessoa.Elas passam a acreditar naquilo e, por um instante, tomam o sentimento emprestado, como se fosse delas. É por isso que elas gostam tando dos finais felizes. " -Página 113

"Desse modo, não podia julgar a si mesmo, tampouco ela, pelos universos paralelos que construíam e destruíam continuamente. Cada palavra não dita, cada beijo não dado, cada passo na direção contrária erguia todo um novo e invisível futuro diante dos seus olhos, novamente destruído no instante seguinte à medida que suas atitudes os afastavam e aproximavam em uma valsa sobre a linha do tempo. " - Página 191

"- Você é como a lua; Malu é o lado que brilha e se deixa ser vista poe todos. Já Maria é o lado escondido, mas que guarda mais segredos e belezas que talvez nem a própria lua conheça." - Página 226 

Infelizmente, não posso escrever mais sobre " Quando o amor bater à sua porta" para não revelar detalhes. Contudo, deixo um conselho ao estilo do personagem Sargento Ignácio: Abra sua porta para esse livro.

10 comentários:

  1. Querida Lu

    Que especial! É a primeira resenha publicada em um blog sobre "Quando o amor bater à sua porta" :D (ao menos, a primeira que leio hahahaha)

    Fiquei muito feliz em saber que foi uma leitura tão gostosa e que você gostou tanto do livro!!!

    Beijo enorme e obrigada por acompanhar meu trabalho há tanto tempo! :)

    Sam

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?
    Gostei da resenha, o livro parece ser um romance bem bonito!
    E de fato, personagens que perdem a memória super deixam o leitor curioso.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Menina, achei essa premissa um cadinho diferente do que estou acostumada. E essa capa linda!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Ain que resenha linda! Comecei a ler os primeiros capítulos, mas estou sem o livro :(
    Preciso urgentemente comprá-lo. Samanta é maravilhosa! Todos os livros encantam e nos apegamos, não há como não amar.
    A resenha deixou-me ainda mais ansiosa.
    Beijos.

    Blog Jovens Mães / Instagran / Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oii Lú, tudo bem?
    Ai quando vi esse livro nos lançamentos da arqueiro, fiquei completamente apaixonada! É muito a minha cara essa premissa, e essa capa é linda né? Parabéns pela resenha, ficou incrível! (Amei os quotes selecionados, deu mais vontade ainda de ler o livro).

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza! Nunca li nada da Samanta e resolvi começar por esse, estou só esperando chegar. A sinopse e a capa já transmitem essa doçura que você disse estar presente no texto. Acho que vou gostar muito também.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o livro bem interessante. Ainda não li pois ainda não tive oportunidade, mas quero muito. Acompanhei o livro pelo insta da editora e estou morrendo de amores por ele.... quero muito ler. Ótima resenha.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é tão lindo, namorando a capa dele.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uauuu que resenha! Estou no PRECISO ler e a autora comentou <3
    Sucesso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Faz tempo que estou "paquerando" esse livro kkkk'
    Amei a capa, a sinopse e adorei sua resenha!
    Com certeza lerei algum dia, pois já está na minha lista de desejados kkk'

    Beijo,beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir