domingo, 6 de maio de 2018

Livro: Geekerela - Ashley Poston













Sinopse:Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário. Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.

Comentando...

Geekerela  tem que estar na estante de qualquer leitor que já se apaixonou por qualquer seriado ou livro. Ashley Poston acerta em cheio ao criar uma história divertida, dramática em certos pontos e com uma dosagem de romance. 

Apaixonada é o sentimento que descreve o que senti ao ler cada página. O livro é divido em três partes, com citações do seriado fictício "Starfield" (Se este seriado realmente existisse, certamente já teria conquistado inúmeros fãs após esta leitura e sem sombra de dúvidas eu estaria entre eles!)

Danielle Wittimer, mais conhecida como Elle, é uma personagem da qual me identifiquei pelo fato de escrever em um blog " arttilhariarebelde.com" onde expressa suas opiniões sobre Starfield  (Meninas blogueiras vão adorar) e o fato de ela ser apegada a família (Pai e mãe) principalmente ao pai que ensinou a se apaixonar pelo seriado. Elle guarda uma profunda tristeza pela perda de seu pai e o seriado foi uma forma de sua dura realidade ser preenchida em alguns momentos por outro universo. 

O livro tem a narração alternada entre os pontos de vista de Elle e Darien. Inicialmente, eu não achava necessário ter o ponto de vista dele... Mas, este fator foi essencial para conhecer o personagem e quando o leitor se dá conta, ele consegue conquistar o seu coração.

A autora mistura a ficção criada e elementos reais com referências como o ator Chris Pine protagonizando o famoso capitão Kirk de Star Trek, o seriado The O.C, Star Wars, o ator Tom Cruise no sofá da Oprah ... Ah! E  famosa "Comic Con" transforma-se em ExcelsiCon.

Outro ponto essencial foi a "troca de mensagens" entre Elle e Darien. Poder ler cada recado faz o leitor sentir-se parte de algo particular e especial.

A edição está  simplesmente linda, todos os detalhes desde da composição da capa, diagramação e artes na parte interna com referências a obra.

A seguir destaco alguns trechos do livro:


"[...] E parte de mim, uma parte tão pequena que em geral consigo esmagá-la, acha que pode ser meu pai ligando de outro universo." - Página 52

" — Sinto saudades de alguns aspectos, mas não do lugar em si. A realidade nunca é tão boa quanto a nossa lembrança

[...]

 — Seria estranho se eu dissesse que eu entendo como você se sente?

[...]

 — Então podemos ser estranhos juntos." - Página 109 (Troca de Mensagens)

" Escondo o celular debaixo do travesseiro. Porque não sou uma princesa. E este é o universo impossível, onde nunca acontece nada de bom." - Página 136

" Olho para cima, imaginando que talvez ela esteja fazendo o mesmo. Estrelas e mais estrelas até onde a vista alcança. O fundo, preto como tinta, está tão escuro que parece roxo, brilhado com glitter. Tantas estrelas, incandescentes, brancas, queimando como velas no céu escuro." - Página 199


" E se nós dois estivermos olhando ao mesmo tempo, dá para considerar que estamos mesmo tão distantes? Quais são as chances de estarmos no mesmo bloco de pedra giratório neste universo imenso?" - Página 199

 — [...] Reclamar não vai mudar nada. [...] e que eu queria. ai, como eu queria, estar em outro universo. Que diferença vai fazer? - Página 205

"Porque este é o universo impossível. E não tem Camidor, nem Prospero, nem Euci, nem Federação, nem plataforma de observação. Só tem eu, perdida no lado errado, separada de tudo que amo.
 Como a princesa Amara, engolida pela Nebulosa Negra" - Página 242

" [...] E ele enfim responde, como eu esperava que respondesse, como desejei, com o coração inflado e subindo rumo ao espaço." - Página 362

" [...] Quero gravar o olhar dele no meu coração, como se eu fosse a última estrela a sumir à noite e a primeira a surgir no crepúsculo. [...]." - Página 363

Nos Agradecimentos, Ashley Poston cita seriados cancelados, cidades fictícias como a querida Star Hollow (Gilmore Girls) e valoriza a mágica dos livros, seriados, filmes ou desenhos.



Finalizo esta resenha como a autora encerra seus agradecimentos, com a significativa frase: 
" Apontar para as estrelas.Mirar.Disparar. 

13 comentários:

  1. Amei esta resenha, já tinha visto o livro mas não imaginava ser tão bom assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem? Eu adoro quando tem referências pop nos livros! Eu ainda nao li, mas está na minha lista de leituras já faz algum tempo!! Espero gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Que legal que você conseguiu se identificar com a protagonista nestes pontos. Tenho certeza que o universo criado pela autora é divertido e contagiante. Fiquei pensando no que trata essa série hein? Enfim, amei a dica demais.

    Beijos

    https://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Luiza

    Todo mundo elogia bastante esse livro e pelo que pude notar ele tem vários elementos legais que conquistam o leitor. Parece ser uma leitura perfeita pra quando queremos relaxar

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu

    Que bom que gostou do livro. Eu não leria porque acho bem jovenzinho, não curto mais livros nessr estilo, mas achei legal essa mistura de realidade e ficção.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu amei este livro, a junção de geek com Cinderela ficou muito legal.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei seus comentários. Eu tenho o livro mas ainda não conseguir ler ele. Que bom que você adorou. Já sei que vou amar também!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza
    tô louca p ler esse livro!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza.
    Eu vi muita gente falando sobre esse livro quando lançou, mas ele não tinha me interessado tanto. Agora lendo sua resenha fiquei curiosa para ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luiza!
    Eu adoro quando o livro é cheio de referências <3
    Tenho um pouco de receio de ler, pelo título mesmo, pois não me dou muito bem com livros inspirados em contos de fada e não posso deixar de pensar em Cinderela quando vejo esse título haha espero que eu esteja errada!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu

    Eu amei esse livro. As referencias pop e o clima bom que o livro transmite.
    Me identifiquei com Elle, por ela ser uma fã . E encontrou na serie uma maneira de sobreviver a sua dura realidade.
    Gostei também de Darien, com o seu ponto de vista, deu para desenvolver empatia com o personagem.
    Apontar. Mirar. Disparar para as estrelas (acho que esse era o slogam :D, não estou com o livro aqui nas mãos.

    XOXO
    Mia Duarte

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!
    Esse livro tem tudo o que curto, mas ainda não entendi por que ainda não li hahahhaa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Eu sei que sou sua amiga, mas não é por isso que estou escrevendo.
    De forma imparcial, posso dizer que seu blog continua sendo um aconchego! Leitura que é sua cara, Lu. A história parece fluir! Gostei :)

    ResponderExcluir