sábado, 16 de fevereiro de 2019

Livro: Frankenstein ou O Prometeu Moderno














Sinopse: Duzentos anos após sua criação, Frankenstein continua vivo – e mais atual do que nunca. Conheça a história original, com toda a sensibilidade e o terror que o cinema nunca conseguiu mostrar. Um cientista obcecado que desafia as leis da natureza e põe em risco a vida daqueles que ama. Uma criatura quase humana que deseja ser um de nós, mas só encontra medo, ódio e morte pelo caminho. A obra-prima de Mary Shelley que deu origem ao terror moderno está de volta, numa edição monstruosa como só a DarkSide Books poderia lançar: capa dura, tradução primorosa, ilustrações inéditas do artista brasileiro Pedro Franz, além de quatro contos extras que versam sobre o mesmo tema do romance. Impresso em duas cores: preto e sangue. Um livro que todos deveriam ler e reler ao longo da vida. A edição definitiva para se guardar para sempre. 

Frankenstein é um dos primeiros títulos da coleção Medo Clássico da DarkSide Books, sempre com texto integral, extras, notas e ilustrações exclusivas de renomados artistas brasileiros, em um projeto feito de fã para fã por quem ama e reverencia os grandes mestres da escuridão. 


Comentando...

 Admito que nunca pensei em ficar fascinada por uma história de "terror". Contudo, desde ver o filme "Mary Shelley" que resenhei aqui no blog, despertou A vontade de ter esse clássico na estante. A editora DarkSide, gentilmente, mandou um exemplar do livro. 

Trata-se de uma "Deluxe Edition" com capa dura e muitos detalhes que aqui nesta resenha vou explicar o porquê esta edição é tão especial.

 A capa logo chama atenção. Não há ilustração de um monstro como muitas edições de outras editoras e sim um pedaço do corpo humano com toda sua estrutura detalhada. Afinal a obra é muito mais que criar um monstro; trata-se de dar a vida a algo novo e sem vida. Em muitas partes desta edição há a estrutura do corpo humano.















 Logo nas primeiras páginas é encontrado a dedicatória simples e direta ao pai da autora: Willian Godwyn. Em seguida, o Sumário:





















 Palmas mais MUITAS palmas para primorosa "Introdução DarkSide."  são sete páginas explicando um pouco de Mary Shelley . Curiosidades de onde está guardado ,até hoje, a maior parte do rascunho da obra (Está na Universidade de Oxford).  Fiquei impressionada com a determinação da autora em sempre melhorar sua escrita porque até chegar a edição final de 1931, Mary fez algumas mudanças que é explicado nesta introdução. Só em ler estas folhas, fiquei mais instigada com a leitura e me vi pesquisando sobre doppelgänger na internet. Nesta introdução é contada a origem do livro que acontece por meio de uma proposta do excêntrico Lorde Byron ,em uma noite de chuva, desafia cada um de seus amigos a  escrever uma história de fantasmas. Além de  Frankenstein ; também nesta época foi criado o ser vampiro (Forma humana que alimenta-se do sangue das pessoas) pelo médico pessoal de Byron - Dr. Polidori.

 A seguir fiz uma foto com meu gato Louie representando Byron surpreso ao ver o rosto de Marry Shelley em um livro sombrio (Modéstia parte, meu gato interpretou bem, não acham?):





















 O livro contém Prefácio da edição de 1918 escrito aparentemente pelo poeta e marido da autora Percy Shelley; e a Introdução que a autora escreveu para edição de 1931 lançada no Haloween daquela época.

 A Darkside ainda acrescenta dois presentes para o leitor: A resenha de Percy Shelley sobre o livro da esposa. Infelizmente a resenha foi publicada depois da morte dele. E os "Contos sobre a Imortalidade" escritos pela autora. Perceberam o quanto a editora caprichou? Realmente este élivro de "Frankenstein  ou O Prometeu Moderno" que merece ser adquirido em toda estante.

14 comentários:

  1. Oi princesa Luiza! Primeiramente, eu AMEI o Louie. Fiquei morrendo de amores por ele aqui. Hahahaha amo os bixinhos.
    Seguidamente, o único livro de terror que li foi "Coraline". Tenho muita curiosidade de ler algo mais nessa linda mais clássica sabe? Gostei muito da capa porque fugiu ao padrão. Se você não ler o título, inicialmente você acha que se trata de um livro de anatomia. Isso é bem legal!
    Foi um prazer te visitar!
    Beijos!!!


    Borboletra
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiza!
    Adorei a resenha e as fotos ficaram impecáveis. Parabéns!
    Também fiz um post de opinião sobre esta obra no meu blogue, mas a edição não se compara...
    O Louie é um ator extraordinário, ele conseguiu captar a essência do Lord Byron. O meu Odie não lhe chega aos calcanhares. Estou impressionada :)
    Beijinho.
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
  3. Essa edição da Darkside está lindíssima... Pensando em pegar também, apesar de já possuir o livro.
    Não li por essa edição, mas pela edição bilíngue da Landmark e amei a história... Me arrependi de ter demorado tanto para pegar o livro.
    Senti uma pena tão grande dos personagens, mas principalmente do monstro, pobre criatura atormentada.
    Quero reler esse ano, tive que ler rápido da primeira vez e quero curtir mais a leitura =D

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    As fotos ficaram lindas e o Louie é um artista hehe. Eu nunca tive muito interesse em Frankenstein, mas essa edição está tão bem feita que eu até compraria ela hehe. E acho que vou dar de presente também para uma amiga que sei que gosta.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Menina, eu comprei uma edição desse livro, mas ainda não li.
    Só sei que essa edição está linda!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oie Luiza =)

    Li Frankenstein faz um tempinho, porque era o livro favorito do meu primo ele ficou em "infernizando" um tempão para eu ler. rs...

    Gostei da história, até porque por conta dos filmes eu tinha uma visão bem diferente dela.

    As edições da Darkside sempre são muito bonitas mesmo.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu acho muito bonita a edição, mas confesso que não leria ele por não ser um tipo de leitura que curto, pelo menos você gostou e o livro trouxe algumas curiosidades.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. nossa que edição mais maravilhosa! esse é um classico que tá na minha TBR ha tempos, quero ver se consigo ler ainda esse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, tudo bem?
    Fico de boca aberta com as edições da DarkSide. São diferentes de tudo que tem no mercado, né? Muuuito caprichadas!
    Também gostei da resenha e dos detalhes mencionados por você. É um clássico que eu gostaria de ler um dia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de ler esse clássico, e essa edição está tão linda. Espero ler em breve.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza!
    Acho essa edição maravilhosa!
    Tenho vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade!
    Não é um gênero que eu curto muito, mas esse tenho curiosidade!
    Amei o post!

    Beijos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu
    Que edição mais linda e caprichada! Adorei!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Oiie, eu não esperava que esse livro pudesse parecer tão bom, mas se ele for tão bom quanto a sua narrativa explicando ele, acho que vou gostar bastante!
    O louie como sempre com as melhores expressões!

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,

    tenho muita vontade de ler o livro, apesar de não ser muito meu gênero de leitura.
    Qualquer hora eu me aventuro.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir