sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Livro:Cartas de amor aos mortos

 Hoje, é "Halloween"  cuja a teoria mais aceita de sua origem pode-se citar o ritual celta Samhaim, onde se comemora a passagem do ano e o início do inverno (início de novembro no hemisfério Norte); acreditava-se que os mortos retornavam para visitar seus familiares e buscar alimento. Segundo esse pensamento, o Samhain teria sobrevivido à cristianização na forma do Halloween. Então hoje a resenha fica por conta de um livro que tem a palavra "Mortos" logo no título. Quem fez a resenha a seguir é minha amiga "parabatai" Nainha.

Sinopse: "Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho."


Comentando...

Laurel ficou devastada depois da morte de sua irmã May. Ela tinha na irmã um exemplo a ser seguido, um espelho. 

"Desde que ela morreu, tem sido difícil ser eu mesma, porque não sei exatamente quem sou." Pág. 9
Por causa do que aconteceu com May, Laurel decide que o melhor é mudar de colégio para não ter ninguém que a conheça olhando com pena para ela.

"Eu não queria ninguém sentindo pena de mim nem fazendo perguntas que eu não saberia responder." Pág. 10

Na nova escola Laurel vê uma forma de começar do zero. Ela recebe uma tarefa de escrever uma carta para alguém que já morreu. 

"... escrever uma carta para uma pessoa que já morreu." Pág. 9

Na nova escolha ela conhece novos amigos e também seu primeiro amor.

"Gosto de observar um garoto em especial, que, descobri, se chama Sky." Pág. 10

Na primeira vez em que li a sinopse desse livro achei um pouco estranho. Mas uma amiga leu e disse que valia muito a pena ler. Ganhei o livro de presente e decidi cair de cabeça nessa leitura. E acabei me surpreendendo.

O livro todo é narrado pela Laurel através das cartas que ela escreve para os famosos que já morreram. Um fator que ajuda a dar uma dinâmica ao livro. Nas cartas descobrimos um pouco sobre cada famoso e também vemos o crescimento da Laurel. As cartas ajudam Laurel a contar o que não consegue a mais ninguém, elas são um meio para a Laurel externar o que está sentindo, uma forma de mostrar seus sentimentos, de ser ela mesma. 
A Laurel é muito dependente da sua irmã, ela sempre estava indo atrás da May, praticamente imitando os passos da irmã. Com a morte de May, ela tenta suprimir a falta que a irmã faz em sua vida,  mas o modo que ela faz isso não é saudável. Com o decorrer da narrativa Laurel vai entendendo que a maneira que ela está conduzindo sua vida não está certo, que ela tem que mostrar ser ela mesma e não uma "sombra".
Com o  tempo vemos a construção da personalidade da Laurel, ela vai traçando seu próprio caminho sem trilhar o de May. Laurel vai mostrar que possui uma grande força ao encarar o que aconteceu no dia da morte de May. E também que todos comentem erros. 
Laurel no novo colégio encontra novos amigos que vão ajudá-la a superar grandes desafios. E também vai encontrar um amor que é um garoto misterioso que esconde algo.
Tem o mistério sobre o que aconteceu com May, existe algo por trás de sua morte e Laurel sente-se culpada pelo que aconteceu. 
O livro mostra que temos que ser nós mesmos, que não devemos buscar imitar os outros. Que a beleza existe em mostrar o nosso verdadeiro eu.

10 comentários:

  1. Ja ouvi falar desse livro, mas não lembro como. Creio que já me indicaram pra ler, parece ser bem legal.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 100 seguidores

    ResponderExcluir
  2. tinha uma outra visão deste livro, mas estou impressionada pela riqueza do enredo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um tipo de gênero que curto muito, ainda não tinha visto esse livro, agora me apaixonei, a capa me pressionou bastante dá aquele destaque.
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo
    me visite: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre este livros e já vi criticas positivas e negativas, quando ele foi lançado fiquei com muita vontade de ler mas acabei não comprando, pretendo ler mais pra frente para ter minha visão a respeito rs. Ótima resenha e parabéns pelo blog :)
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho vontade de ler esse livro. Gostei da resenha, a personagem encontrou uma forma interessante de lidar com o que aconteceu.

    Tem sorteio da trilogia "A Seleção" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com :) .

    ResponderExcluir
  6. Oláaa!!
    Uma amiga minha leu esse livro. No começo eu fiquei meio assustada com o nome, mas depois ela me contou sobre o que o livro se tratava e eu fiquei curiosa.
    Na bienal eu finalmente comprei o livro, li e me apaixonei pela história. Ela é encantadora. Gostei tanto que indiquei para a minha amiga!
    Adorei a resenha :3
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei muito da resenha. Este livro parece ser emocionante, a mensagem que passa é linda. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu estou mega ansiosa e interessada para ler e espero que seja em breve, depois do comentário então, eu preciso ler o/

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  9. Vejo comentários e resenhas sobre esse livro, e fico realmente curiosa. Parece ter uma ótima história, espero poder ler em breve :D
    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, o enredo é criativo e a mensagem transmitida parece ser positiva.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir