sábado, 11 de abril de 2015

Entrevista: Catia Mourão




A entrevista desse mês, fica por conta de Catia Mourão, autora que é pura simpatia e já conta com 4 livros publicados pela Ler Editorial. A seguir as perguntas e respostas:


1). Sei que a lista deve ser grande, mas cite seus 3 autores favoritos?
A lista é mesmo enorme, mas vou tentar citar só três. Anne Rice, Eduardo Sphor e Beca Fitzpatrick. Acho que pela minha lista dá pra notar que sou super fã de literatura fantástica rsrs 

2). A série " Mais Além da Escuridão" foi um livro que você escreveu com o autor Johnatan Souza, como é esse processo de escrever em parceria?
O mais difícil de escrever em parceria é manter a unidade da obra. É preciso muito entrosamento entre os autores para conseguir isso. Eu e o Johnatan sempre tomamos esse cuidado. Nosso objetivo é garantir que os leitores não percebam nenhuma mudança no texto e possam realmente mergulhar na trama, esquecendo-se que os livros foram escritos à quatro mãos.   

3).Ainda sobre a séria " Mais Além da Escuridão" qual foi sua inspiração para escrever?
A inspiração pode surgir das formas mais inesperadas. Muitas vezes presenciamos uma cena na rua ou observamos a atitude de uma pessoa próxima reagindo a um determinado fato e pronto! Na mesma surge aquela ideia perfeita ou aquele detalhe que faltava para completar o perfil de algum personagem. Apesar da saga ser uma obra de fantasia, com seres sobrenaturais, procuramos humanizar os personagens com sentimentos e reações que fazem com que muitos leitores se identifiquem. Alguns personagens são amados ou odiados justamente por suas personalidades fortes. Acho que vem daí o sucesso da saga.

4). Alguns autores como os leitores montam o chamado "dream cast" para os personagens, você tem essa mania? Se sim, comenta alguns.
Acho que essa é a pergunta mais difícil, porque na minha cabeça de autora os personagens tem características únicas e não consigo imaginar nenhum ator que se encaixe perfeitamente nelas. Sabe quando você idealiza algo que não existe? É mais ou menos assim. Mas vou tentar escalar os que eu considero que estão mais próximos da minha imaginação. Inclusive fiz cotes dos personagens com esses atores e ficaram lindos.
Para o Donovan - Ian Somerhalder ou o italiano Giulio Berruti
Para a Carlie - Alexandra Daddario
Para o John - Ben Barnes

5). Por favor, deixe um recado especial para os leitores do blog.
Quero dizer para os leitores que vocês são muito especiais. Guardo com carinho cada mensagem ou mimo que recebo, seja nos eventos em que participo ou mesmo pelas redes sociais. Vocês são a razão de tudo, são o motivo para eu continuar escrevendo. São vocês que alimentam meu sonho e me dão força para seguir nessa carreira, apesar das barreiras que ainda existem para a literatura nacional. Uma vez vi uma frase que dizia que todo autor quer ser lido e é a mais pura verdade. Sem vocês perdemos a razão de ser. 

7 comentários:

  1. Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade já que todos falam muito bem dela :)
    Já li muitos comentários bem bacanas a respeito dela. Sucesso =D
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anne Rice é a Rainha dos Vampiros e eu também adoro os livros dela.
    Ainda não li nenhum livro da Catia Mourão, mas amo as capas e fico louca de vontade.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza, sua linda, tudo bem?
    A autora é fã de Beca Fitzpatrick que nem eu!!!!!!! Conheci a autora no evento do lançamento do seu mais novo livro, ela é um amor de pessoa, muito simpática e já estou com seu livro aqui para ler. Mas como adoro vampiros, vou me aventurar nessa série dela. Sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Gostei de saber mais sobre a experiência da Catia de escrever em parceria com outro autor. Deve ser um dos maiores desafios nesse ramo!
    Ainda não li nada dela, mas já anotei aqui pra procurar mais informações sobre seus livros.
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Não conhecia a autora. Adorei a entrevista.
    Tenho um livro escrito em parceria com uma amiga e foi a coisa mais divertida que já fiz (apesar de ser do gênero policial). Agora falta revisar pra publicar! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, tudo bem? :)

    Não conhecia a autora, mas amei a entrevista!
    Achei super legal a sua pergunta em relação a escrever em parceria, além da resposta dela; realmente deve ser um grande desafio não deixar que a história se perca, né?!

    Amei o post!

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Ainda não li nada da autora, mas não por falta de curiosidade. Tenho muito interesse em ler a série "Mais além da Escuridão". Adoro literatura fantástica então da pra entender, né?!
    A autora é muito simpática. Adorei a entrevista.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir