domingo, 17 de janeiro de 2016

Entrevista: Felipe Colbert

A entrevista de hoje, fica por conta do autor de diversos livros de sucesso como "Ponto Cego", "Belleville" e "Para Continuar". Ele também é Coaching literário e editor : Felipe Colbert.


1). Felipe, uma pergunta padrão que todo leitor ama saber, como autor quais foram suas referências (Autores que você é fã) ?

Eu tenho muitas referências na minha vida. Comecei lendo romances policiais, especialmente Agatha Christie, que particularmente, acrescento como sendo um excelente ponto de início para quem pretende ser escritor. Tem Gabriel García Marquez, que adoro. Sou muito ligado a autores mais contemporâneos, como Dan Brown e Dennis Lehane. E apaixonado pelos romances do John Boyne.

2). Tenho que perguntar sobre o livro "Para Continuar" que particularmente adorei. O livro envolve amor que em geral está associado ao simbolismo do coração, entretanto o protagonista sofre de uma doença justamente no coração. Ao final, o leitor sente ainda mais este contexto do coração como órgão e dele no sentido figurado. Essa ambiguidade foi algo proposital que fez desde que iniciou a escrita de "Para Continuar" ?

Foi proposital e percorre todo o livro. Quem me conhece, sabe o quanto eu prezo pelo planejamento antes de começar a escrever as cenas. Eu já havia desenhado todo o final do romance, antes de desenvolvê-lo efetivamente. Precisei conversar com pelo menos três cardiologistas para compreender e definir bem o problema de cardiomiopatia dilatada idiopática, que é a doença do protagonista, e efetivamente, construir o final do livro sem que ficasse "clichê" ou óbvio demais.

3). Futuros planos para outra obra sua publicada, pode dar alguma pista do que os leitores  podem esperar?

Por ter assumido recentemente o cargo de Editor de uma das maiores editoras do país, tenho tido pouco tempo para desenvolver algo novo. No momento, estou revisando alguns textos que estavam parados. Com certeza surgirá algo daí.

4).  Como você considera sua relação com o leitor ?

Sempre de aproximação. Sou um sujeito de fácil acesso. Gosto muito de ouvir opiniões e estimular minha criatividade junto aos leitores dos meus romances.

5). Sei que é difícil, mas fale de três livros que são os seus favoritos. Se possível, explique o motivo.

"O Menino do Pijama Listrado", de John Boyne, por ter um ponto de vista sensacional, o do garoto protagonista. "Sobre Meninos e Lobos", de Dennis Lehane, especialmente pela trama. E vou colocar um clássico aqui, "O Pequeno Príncipe", que todo mundo já deve ter lido na infância. Se não leu, precisa conhecer.

6). Por fim, por favor deixe um recado para os leitores do blog.

Costumo dizer que os blogs literários são parte essencial da máquina que gira o mercado editorial. Primeiramente, agradecer pela oportunidade. Em segundo, queridos leitores, podem ter certeza que virão muitas emoções no futuro. Afinal, essa é a função primordial de todo escritor: emocionar vocês. E espero que nós, autores, continuemos sendo completos nisso! Obrigado! 

6 comentários:

  1. Olá, Luiza.
    Adorei a entrevista. Já li dois livros do autor de gêneros diferentes e gostei muito dos dois. Eu que já era fã dele vendo ele citar a Agatha Christie, agora sim me apaixonei hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, tudo bem?
    Ótima entrevista! Gostei das dicas literárias do autor. :)
    Ah, tá rolando um sorteio super bacana lá no blog, te convido a participar! ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?

    Amei a entrevista! O autor é super bacana e já li dois livros dele e amei! E ele está fazendo um excelente trabalho lá na NC!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza,
    Parabéns pela ótima entrevista, adorei conhecer mais sobre as inspirações do autor. Minha prima gostou bastante da escrita dele, logo darei uma conferida.

    P.S.: Eu assisti Perdido em Marte um dia antes do Bowie falecer, fiquei a tarde toda repetindo aquela montagem ao som de Starman - que foi a música que me fez conhecê-lo. Então o filme acabou ficando marcado mesmo e é muito bom.

    Veja sim, O Regresso é ótimo.

    Tenha uma linda quarta. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Luiza, adorei a entrevista! Felipe gosta da Agatha Christie! fantástico e gostei tb da opinião dele sobre blogs literários, super concordo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir