quinta-feira, 7 de abril de 2016

Livro:Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon















Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

Comentando...

Madeline é uma garota de 17 anos que não conhece o mundo fora de sua casa. Ela possui uma doença que a impossibilita de conhecer o mundo exterior e só tem contato com sua mãe e com sua enfermeira.

"Minha doença é tão rara quanto famosa. ... Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode deflagar um ataque de doenças." Pág. 11

 Porém, um dia ela vê através da janela uma família mudando-se para a casa ao lado e fica observando fascinada o garoto.

"A família dele o chama de Olly. Bem, a irmã e a mãe o chamam de Olly. O pai o chama de Oliver. Ele é quem mais observo." Pág. 32

Eles encontram um jeito de se comunicarem. A relação entre Maddy e Olly começa a evoluir e eles terão que encontrar um modo de viver essa paixão.

"Posso até não estar apaixonada, mas estou gostando de alguém. Estou gostando seriamente de alguém." Pág. 83

O livro Tudo e todas as coisas mostra uma garota experimentando pela primeira vez na vida a paixão da adolescência, mas Maddy não é uma garota normal, ela tem uma doença que faz com que ela tenha que viver apenas  dentro de casa e não possa sair para conhecer o mundo lá fora.
Mas ao começar a observar o garoto que acabou de se mudar para a casa ao lado Maddy começa a querer vivenciar as pequenas emoções da vida.

Maddy é uma leitora voraz e só conhece as coisas do mundo através dos livros. Ela perdeu o pai e o irmão em acidente quando era bem pequena e por causa da doença só tem contato com a mãe e com sua enfermeira Carla.

Carla é uma grande amiga para Maddy, ela ajuda os dois a começarem a ter uma interação maior. Quando Maddy começa a ter um envolvimento maior  com Olly ela pela primeira vez começa a ter vontade de experimentar novas sensações e também a desejar coisas que para ela são impossíveis. 
"Pela primeira vez em muito tempo, desejo mais do que aquilo que tenho." Pág. 83
Maddy é uma personagem surpreendente, mesmo com uma doença rara ela não fica desanimada. Ela continua vivendo "normalmente" mesmo tendo que lidar com as suas limitações.

A narrativa do livro é excelente e no decorrer do livro tem pequenas ilustrações que ilustram perfeitamente a conclusão de uma ação, ou seja, elas não ilustram apenas uma coisa que foi narrada mas sim a conclusão de alguma coisa que Maddy estava fazendo. As conversas de email entre Maddy e Olly são bem engraçadas e dão um toque de humor ao livro.


A leitura do livro é rápida e envolvente, te prende do início ao fim. No final do livro descobrimos um segredo que nos mostra até onde uma pessoa pode ir para proteger quem ama. Um livro muito emocionante.

6 comentários:

  1. Olá, Luiza.
    Eu quero muito ler esse livro desde que Novo Conceito começou a falar sobre ele. Imagino que situação inusitada é essa. Não sabia que o livro tinha ilustrações e que ainda por cima elas completavam a história. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser emocionante,as descobertas da personagem , toda as suas impossibilidades e a amizade com o Olly e a enfermeira devem ser tocantes de acompanhar.

    Estou louca para lê-lo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro desde que eu li a sinopse, essa é a primeira resenha que eu leio, e já gostei bastante, só aumentou a minha vontade. Parabéns pela resenha.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza! Eu me encantei por esse livro desde a primeira vez que vi uma divulgação. Agora que começaram a sair as resenhas, meu encanto só aumenta! Quero muito ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Oie Nainha =)

    Esse livro é muito fofo <3
    Confesso que no principio não estava achando que seria aquilo tudo, mas logo nos primeiros capítulos me vi encantada com a história.
    Só achei o final muito corrido, mas nem tudo é perfeito, não é?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Eu estou doida para ler esse livro, e a cada resenha me da mais vontade ainda! *.*
    Gostei muito da sua opinião.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir