terça-feira, 26 de março de 2019

Livro: MEGHAN A princesa de Hollywood que conquistou a Inglaterra - Andrew Morton

















Sinopse:Quando Meghan Markle e o Príncipe Harry foram apresentados por um amigo em comum em um encontro às cegas, mal sabiam que em menos de dois anos após o primeiro flerte estariam casados. Desde então, nosso fascínio pela mulher que quebrou todos os protocolos reais disparou. Nesta profunda biografia sobre a Duquesa de Sussex, o aclamado escritor Andrew Morton remonta às raízes de Meghan - atriz americana afrodescendente, ativista e feminista - entrevistando pessoas próximas a ela para descobrir a história de sua infância em Los Angeles, suas lutas em Hollywood e seu trabalho humanitário. Considerada por muitos como a Princesa Diana do século 21, o impacto de Meghan já estabeleceu mudanças nas rígidas tradições da Casa de Windsor ao injetar um sopro de modernidade na realeza britânica.

Comentando...

 Antes de iniciar a resenha, gostaria de deixar registrado meu agradecimento ao Grupo Editorial Pensamento que gentilmente enviou um exemplar deste livro para o blog. 

 Foi meu primeiro contato em ler uma biografia escrita pelo renomado Andrew Morton. Fiquei admirada em quanto ele carrega os fatos em uma narrativa que capta atenção, mostra a vida da Realeza britânica em paralelo a vida até então "comum" de Meghan e  ainda coloca ,em certas partes, um tom de ironia.  Logo no Prólogo fica evidente tais características do autor:

" Durante o casamento, talvez 800 convidados do grande evento tenham ouvido um zum-zum-zum competindo com a melodia do coral. Era o zunido do Duque de Windsor - que abdicou ao trono, em 1936, para que pudesse se casar com uma americana duas vezes divorciada -, revirando-se no túmulo, localizado em Frogmore, na propriedade do Castelo de Windsor" - Página 14

 O primeiro capítulo trata mais da parte genealógica da família de Meghan  que demostra uma pesquisa profunda para chegar aos seus antepassados. 

 O capítulo dois cujo título "A infância de uma Markle" considero um capítulo marcante. O pai de Meghan ,Thomas, teve dois filhos (Tom Junior e Yvonne - que mudou de nome) com sua primeira esposa. Depois do fim do primeiro casamento, ele conhece no trabalho Doria que viria a ser a mãe de Meghan. Este capítulo chama atenção pelo destaque que é dado ao terrível fator de como naquela época era grande o preconceito racial. E também pelo fato de  Thomas Markle já estar inserido no mundo do entretenimento visto que trabalhava como Diretor de Iluminação, indicado 9 vezes ao prêmio Emmy.

  Na biografia percebe-se o laço de amor do pai pela sua caçula na infância. Mas, mais uma  vez, o casamento dele não durou  e com apenas 2 anos de idade Meghan cujo nome na verdade é Rachel Meghan Markle, tem os pais separados. Contudo; somente cinco anos depois houve o divórcio  oficial.

  Meghan sempre estudou em excelentes colégios.Desde pequena demonstra-se uma menina com atitude e preocupada em ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas. Morton descreve um episódio em que ela escreve uma carta para Hillary Clinton e mais duas mulheres importantes da época para reclamar do comercial de detergente que cita somente as mulheres como usuárias do produto.

 O autor aborda o triste assunto da morte da Princesa Diana, na época Meghan e sua amiga Susy ficaram juntas tristes e assistiam vídeos do casamento da mãe de Harry. Um fato curioso é que Meghan ganhou da mãe de sua amiga a biografia "Diana: Her True Stroy" escrito por Mortom. Quem diria que anos mais tarde. a própria Meghan seria a estrela de uma biografia escrita pelo mesmo autor?

 Na adolescência, ela não é aquela menina triste e solitária. Pelo contrário, destaca-se nas peças de teatro do colégio, tem namorado e ainda chega a ser eleita a rainha do Outono. Terminado Ensino Médio conseguiu entrar em uma excelente faculdade e nesta fase parece que inicia-se o  afastamento com o pai.

 O pai a ajudou a fazer uma pequena participação no programa televisivo do qual  trabalhava assim como  fez o mesmo pela sua filha mais velha. Meghan chegou a fazer teste para participar de um clipe da Shakira do qual não foi escalada. E depois da faculdade fez diversos testes de comerciais.  

 Há inúmeros detalhes sobre a vida de Meghan Markle desde primeiro casamento, divórcio,  conseguir seu espaço em Hollywood tendo um papel de destaque no seriado Suits, conhecer o Príncipe Harry e finalmente o casamento que entrou para história sendo transmitido ao vivo para inúmeros países. A edição brasileira acrescenta duas páginas sobre o Casamento.

 O livro ainda conta com um acervo de fotos pessoais da agora Duquesa de Sussex. Definitivamente, uma biografia bem elaborada e escrita. O dito "pacote completo" para quem deseja conhecer a fundo mais um membro da família Real Britânica.  

A seguir algumas fotos do livro:






















11 comentários:

  1. muito bacana conhecer esse livro, com certeza a Meghan ja é um icone de estilo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Uau, não sabia da existência deste livro!
    Amei sua resenha e o trecho que colocou no início, fiquei super curiosa para ler, vou colocar nos desejados já!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza

    Que interessante!
    Mas confesso que eu n leria hehehehe
    Algo na Megan me incomoda kkkkkk n sei dizer o que é
    Apesar de admirar a carreira, os posicionamentos, algo nela n me deixa confortável

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, apesar de não curtir muito biografias (só se for de alguém que eu seja realmente fã), confesso que fiquei curiosa para saber mais da história dela. Não sei se a curiosidade seria suficiente para me levar a ler, mas nunca se sabe.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza

    Eu não leio biografias, e apesar de achar os posicionamentos políticos da Meghan muito bons (assim como as quebras de protocolo), não a admiro muito como indivíduo. Mas espero que ela realize grandes feitos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flor!!!!
    Não sei se leria esse livro, esse tipo de temática não me agrada muito. Mas que bom que você gostou. Já tinha visto a capa desse livro e nem imaginava que era tão bacana por dentro.

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. QUE AMORZINHO LU
    Eu li o livro do casamento do príncipe William e não sabia que tinha um falando sobre a Meghan!
    Que legal!
    E que bacana também ter fotos e falar sobre o primeiro casamento e muitas ooisas dela e da vida real!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Com certeza esse parece ser um livro maravilhoso e combina muito com seu blog. Gosto de livros com cunho histórico. Realmente a morte da princesa Diana deixa todo mundo meio que triste.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Com certeza esse parece ser um livro maravilhoso e combina muito com seu blog. Gosto de livros com cunho histórico. Realmente a morte da princesa Diana deixa todo mundo meio que triste.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,

    Não conhecia esse livro e já gostei de cara, gostaria muito de ler, dica anotada....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,
    Eu não tenho o costume de ler biografias, mas se tem algo que eu amo é a família real inglesa e se a Megan se tornou parte disso, com certeza, eu iria gostar de ler! HAHAHAH
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir