sexta-feira, 29 de junho de 2018

Livro: Um Beijo à Meia-Noite - Eloisa James


Sinopse: Kate Daltry é uma jovem de 23 anos que não costuma frequentar os salões da alta sociedade. Desde a morte do pai, sete anos antes, ela se vê praticamente presa à propriedade da família, atendendo aos caprichos da madrasta, Mariana. Por isso, quando a detestável mulher a obriga a comparecer a um baile, Kate fica revoltada, mas acaba obedecendo.
Lá, conhece o sedutor Gabriel, um príncipe irresistível. E irritante. A atração entre eles é imediata e fulminante, mas ambos sabem que um relacionamento é impossível. Afinal, Gabriel já está prometido a outra mulher – uma princesa! – e precisa com urgência do dote milionário para sustentar o castelo.
Ele deveria se empenhar em cortejar sua futura esposa, não Kate, a inteligente e intempestiva mocinha que se recusa a bajulá-lo o tempo todo. No entanto, Gabriel não consegue disfarçar o enorme desejo que sente por ela. Determinado a tê-la para si, o príncipe precisará decidir, de uma vez por todas, quem reinará em seu castelo.
Um beijo à meia-noite é um conto de fadas inspirado na história de Cinderela. Com um estilo que combina graça, encanto e sedução, Eloisa James escreve uma narrativa envolvente, com direito a fada madrinha e sapatinho de cristal.


Comentando...

 Amo conto de fadas desde criança e já li inúmeras versões . Entretendo, foi a primeira vez, que li um romance de época baseado na clássica história de Cinderela. Ouso comentar, que Eloisa James cumpriu esta tarefa com maestria. 

Eloisa James chama atenção por ter elogios de autoras consagradas como Lisa Kleypas e Julia Quinn. Conforme a pequena biografia encontrada na orelha do livro, a autora é formada na conceituada faculdade de Harvard e apesar de seu primeiro livro ter sido rejeitado por todas as editoras, James tornou-se  autora de diversos best-sellers.

Não é tarefa nada fácil tentar recontar um conto de fadas, quanto mais o da Cinderela em que praticamente todas as pessoas conhecem. E o que mais me fascinou nesta leitura é que realmente foi construído uma história diferente. A base em si é de Cinderela, mas  o livro conseguiu ter sua própria "alma".   A protagonista Kate Daltry não é uma jovem submissa, ela luta pelo seus ideais, acata as ordens da madrasta para tentar ajudar os trabalhadores que dependem da família dela (Não existe aquele foco de uma injustiçada limpando a casa e sorrindo com isso), não existe duas irmãs "postiças" malvadas, ratinhos são trocados por cachorros (Cada um com sua personalidade) e Fada Madrinha foi brilhantemente bem utilizado o segundo termo "Madrinha".

" E tudo acabou com ratos; o que era adequado, pois foi assim que a história começou." - Página 28

 Logo nos primeiros capítulos há uma revelação sobre a família de Kate. As páginas iniciais são mais introdutórias e como há diversos personagens, títulos de nobrezas com nomes e sobrenomes talvez o leitor não acostumado com romances de época se atrapalhe um pouquinho. Mas cada personagem é tão bem trabalhado que logo ocupam um lugar especial na mente e coração de cada leitor. 

 Além da narrativa bem desenvolvida, destaco especialmente os diálogos "espirituosos" entre Kate e o príncipe, ou simplesmente, Gabriel. O modo gradual como os personagens se envolvem torna "Um beijo à meia-noite" aquele livro que você não quer largar.

A capa ficou linda e delicada. Na diagramação há o sapatinho de cristal em cada início de capítulo ou mudança de narrativa.

A seguir alguns trechos que selecionei:

" [...] Ele precisava encontrar uma mulher cujos olhos não se arregalassem nem cintilassem de felicidade diante da perspectiva de ser apresentada a um príncipe.[...]" - Página 23

"Por que não percebera que não era mais curvilínea, encantadora e agradável? Quando a amargura penetrara em sua corrente sanguínea, transformando aquela menina do passado em algo diferente?" - Página 33

— [...] Mas é tão interessante. É como morar num conto de fadas." - Página 58

" Nenhum príncipe pode fazer isso - disse Kate. — Seu casamento é uma questão de protocolo real, tratados e coisas do gênero.- Página 205

"[...]Com uma espécie de tristeza dilacerante, Kate sabia que nunca esqueceria aquele príncipe.

 Não por causa de seus olhos vorazes e de seus cabelos rebeldes, mas por ele ter assumido os parentes excluídos, a coleção de animais, o leitor da tia [...]" - Página 221

A autora demostra no livro seu conhecimento de Shakespeare. Fecha a história com um doce Epílogo deixando ainda uma "Nota da Autora" explicando alguns fatos da construção desta história.

18 comentários:

  1. Lu, sempre vi esse livro mas assim não sabia muito dele. AMEI essa resenha deixou com aquele vontade de ter o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro da autora e acho que vou iniciar com essa dica ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza
    Eu só li o primeiro livro dessa série até agora e gostei bastante. Já imagino como esse livro será.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Luiza

    Eu adoro retellings e esse é um que me chama bastante a atenção pois só vejo elogios. Quero ler algo da autora em breve, quem sabe seja esse.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, já conhecia o livro e a vontade em ler só aumenta .
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Infelizmente esse livro foi uma decepção para mim. Como tinha amado Quando a Bela Domou a Fera, eu fui com muitas expectativas nesse e acabei não gostando tanto. Mas a capa é incrível hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Só li 'Quando a Bela Domou a Fera', mas a Cinderela é minha princesa favorita, então com certeza, quero ler esse livro.
    *SUSPIROS*
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! O primeiro da série é meu favorito, este eu gostei, mas com algumas ressalvas. Tomara que o terceiro seja muito bom. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza!
    Ouço falar muito da Eloisa James, mas como não sou muito fã de romances de época, nunca me interessei muito pelos livros dela - e também já estou um pouco saturada de reinvenções dos contos de fadas.
    Mas fico feliz que tenha sido uma leitura boa pra você. Nada melhor do que investir tempo em um livro que a gente acaba adorando.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade, ainda mais por ser baseado nos contos de fada ♥
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi
    quero ler essa série, estou lendo muitos comentáirios positivos, que bom que apesar de releitura o livro possui alma propiá.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luiza

    Infelizmente eu não curti tanto esse. Gostei muito do primeiro e acho que estava esperando demais desse, sabe?
    Não gostei dos personagens e nem da história, infelizmente.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Esta série não chamou minha atenção, apesar de curtir muito este tipo de livro. A capa está maravilhosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,

    Eu adoro romances de época e adoro contos de fadas, mas não gosto nada dos dois juntos... aliás, não gosto de contos de fadas adaptados em outras histórias.
    Essas histórias me fizeram tão feliz na infância que tenho medo de estragar o brilho que ela têm para mim desde criança, por isso evito leituras dessas histórias, mas te digo que só leio resenhas e opiniões positivas sobre essa série.
    Que bom que gostou da leitura.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luiza!
    Eu não sou muito fã de contos de fada, por isso evito ler as releituras. Afinal, quase nunca me sinto tocada ou acho uma leitura proveitosa. Na verdade, foram pouquíssimos que me deixaram feliz.
    Mas tenho visto muitos comentários positivos para esses livros da autora, então vou pensar se dou uma chance ou não.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor..
    Tenho muita vontade de ler todos, acho que eles têm uma proposta bacana. Tenho o primeiro livro, mas ainda não li.
    Adorei a resenha!

    Beijinhos ;*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho visto bons comentários sobre seus livros. Gostei de saber que apesar de ser uma releitura, a autora deu seu próprio toque a história.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lu.
    Não li esse livro, mas só a capa dele já me leva para bem longe. Não me atrai essa capa rs.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir