domingo, 26 de agosto de 2018

Assisto ou Desisto: Suíte Francesa

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, Lucile Angellier (Michelle Williams) passa os dias junto de sua sogra (Kristin Scott Thomas) esperando pelo retorno do marido, um prisioneiro de guerra. Enquanto alguns combatentes franceses retornam para a casa, o pequeno vilarejo onde Lucile mora começa a ser invadido por soldados alemães, incluindo o refinado Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts). Apesar de resistir aos flertes do soldado, Lucile acaba cedendo e inicia uma relação amorosa com ele.

Comentando...

Filme do ano de 2014, desde ano passado estava na minha lista da Netflix  e este mês finalmente vi. "Suíte Francesa" é carregado de uma forte carga dramática com um toque de romance. Apresentando ótimas atuações e ambientação que retratam bem as tristezas ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial.O pânico gerado em toda a população desde pobres até ricos ao avistar um avião de combate, a perda de entes queridos, o medo por toda parte...

 Indo mais além, mostra o conflito interno vivido pela personagem Lucile ao se apaixonar por alguém que teoricamente é seu inimigo. Contudo, é mostrado que o tenente Bruno Von Falk não está no exército porque gosta e diversas ações foram ordens que senão cumprisse ele acabaria morto. 

— Eu era compositor antes da guerra."

É retratado que havia alemãs ruins de má índole entretanto havia pessoas boas. Assim como do lado de Paris haviam pessoas boas e também as mesquinhas como a esposa do Visconde/Prefeito.

A parte do romance é relativamente rápida devido ao medo e a lealdade de Lucile ao seu povo. Contudo, mesmo durante esses breves momentos foi possível captar a paixão entre os protagonistas:

— Não suportaria pensar que me odeia."

— Vamos nos ver novamente. Não estarei como soldado. Você nem me reconhecerá."

Diálogo favorito :
— Tenha cuidado.Com sua vida."
  — Ela é preciosa para você?
  — É. É preciosa para mim."


E ao final tem uma parte da narrativa que é minha preferida apesar de dar um aperto no coração. Não posso revelar se não será spoiler

 Destaque:  Baseado no livro "Suíte Francesa" escrito em segredo durante a Guerra e nunca concluído.É inusitado e admirável saber que a escritora Iréne Mémirovsky era judia e mesmo assim escreveu uma personagem apaixonada por um alemão; mostrando que a etnia não faz nenhuma pessoa superior a outra e que a raça não define se alguém é mau ou bom. Infelizmente, Iréne foi presa e faleceu em Auschwitz. Sua obra foi descoberta muitos anos depois por sua filha. Publicada em 2004 tornou-se um Best Seller. Os créditos finais do filme conta estes detalhes e mostram páginas do original. 

10 comentários:

  1. Assisti no ano passado e esperava um pouco mais do filme, mas é até interessante, apesar de não ser o meu tipo =/

    ResponderExcluir
  2. É uma lástima muiiito grande esse livro não ter sido concluído — o que piora com o final do filme que deve não ser tão feliz assim... Fiquei curioso. Parabéns pela resenha. Beijo!
    www.RapeizeDinamica.biz | @english.tips.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza

    não conhecia o filme
    não é meu tipo de filme mas fiquei curiosa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a história, mas pelas suas palavras, parece ser interessante.. já quero colocar na minha lista para assistir..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza! Tudo bom?
    Não conhecia o filme, mas com certeza o assistiria numa tarde de folga..! Já o coloquei na minha lista.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    # miiistoquente #

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza,

    Não conhecia o filme, mas parece ser bem emocionante.
    Vou colocar na lista.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Amei a dica. Parece um ótimo filme.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Que relíquia!
    Muito interessante a história. Deve ter dado muitos lencinhos de papel rs

    ResponderExcluir
  9. Parece interessante, apesar de triste. Vou assistir e depois conto o que achei. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Era desconfiada com esse filme, agora me deu um incentivo p assistir. Ótima dica L.

    ResponderExcluir