domingo, 23 de setembro de 2018

Assisto ou Desisto: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata


















Sinopse: Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

Comentando...

 Antes que pensem ( Não, não estou obcecada por filmes que se passam durante ou Pós Segunda Guerra Mundial). Contudo,  este já é o terceiro filme que vejo no ano que passa-se nesta época que é daqueles que entram na lista do "PRECISO  resenhar".

 Mais uma adaptação de livro para as telas da Netflix. É demostrado as dores, perdas e consequências  do triste período que contempla Segunda Guerra; entretanto o foco do filme é o verdadeiro poder da leitura e isso é o que o torna tão delicado.

 Para começar a protagonista é uma escritora então ela tem a paixão pela leitura. No meio de tanta tristeza, os moradores da pequena ilha de Guernsy conseguem encontrar aquele toque de alegria e amizade, apesar das diferenças. Tudo isso por causa do conforto que as palavras de um livro são capazes de trazer. 

  Outro elemento importantíssimo que amo: cartas. A jornada de Juliet inicia-se ao receber uma carta de um desconhecido, explicando que adquiriu um livro e viu em seu interior escrito  o nome dela e endereço. Esta é a primeira carta que desperta um interesse em Juliet pois o remetente pede o endereço de alguma loja onde tenha o livro que procura. Desta forma, ela envia o livro e pede algumas respostas. Assim, conhece a "A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata" e em sua empolgação resolve visitar a tal ilha. 


É envolvente a forma dos acontecimentos pois há um toque de mistério sobre a personagem Elizabeth que é revelado ao longo do filme.

A empolgação que o clube tem em ler cada livro, comentar sobre personagens, detalhes da narração... faz você querer fazer parte da Sociedade ali criada.

Todos os personagens tem um papel relevante no enredo; atores muito bem escolhidos e ambientação daquelas que te transporta para outro lugar e outro tempo.

Frases favoritas:

" Caro, Sr. Adams que bom sua carta me encontrou, e o meu livro a você. [...] Talvez os livros tenham um instinto secreto que os leve até os leitores perfeitos.Seria tão bom se fosse verdade! [...]"

"Nos conhecíamos, mas não muito bem.Era Elizabeth que tínhamos em comum. E, por algumas horas, ela nos aproximou, nos ajudou a esquecer a ocupação, os alemãs, a guerra, tudo o que perdêramos, e a lembrar da nossa humanidade."

"O clube de leitura virou nosso refúgio.É uma liberdade particular sentir o mundo escurecer à sua volta e precisar só de velas para vislumbrar novos mundos.Foi o que encontramos na nossa sociedade.Mas não preciso lhe dizer isso. Você já sabe do que os livros são capazes.Temos isso em comum... mesmo tendo vidas diferentes."

"Caro Sr. Adams, os livros também foram meu refúgio.[...] no mundo dos livros que fiz meu lar. Eles me salvaram, Com certeza."

Definitivamente, um filme sensível e que merece ser assistido se você é apaixonada por livros:

8 comentários:

  1. esse filme é uma graça, eu adoro a tematica de segunda guerra, e ainda envolvendo livros, eu adorei! muito boa indicação!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse filme, por tudo. historia, fotografia, clube de leitura, personagens... Aquele tipo de filme que te faz ficar com o coração cheinho de amor, pra ver numa tarde de preguiça

    Adorei o Post
    Bjs
    Ana Paula
    Paixão por Leituras

    ResponderExcluir
  3. Oiii Luiza

    Eu adoro ler resenhas sobre filmes, ando super desatualizada sobre o que está passando e há dicas ótimas toda hora. Esse é um que já estava na lista, amo a ambientação e esse toque de mistério à respeito da personagem realmente intriga ainda mais o leitor.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Vou ver sincera... Não foi pra mim! Li tantos comentários positivos sobre esse filme que acabei juntando minha irmã e minha mãe para ver e acabamos as 3 super decepcionadas.
    Já não tenho mais paciência com filmes/séries/livros clichês =/

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, eu assisti esse e amei tb. Gosto de romances assim! Realmente valem a pena serem assistidos! ♥

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não gosto dessa atriz, e queria uma opinião sobre esse filme. Agora que já achei uma, vou dar uma chance!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza!
    AMEI TANTO ESSE FILME!
    É muito fofo, muito delicado! E ainda se passa nesse período da Segunda Guerra Mundial!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza.
    Ainda não assisti mas pretendo. To mundo está falando super bem.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir