domingo, 16 de setembro de 2018

Livro: Restaura-me - Tahereh Mafi

Sinopse: A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. 

Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior. 
Em que ela se transformará diante da adversidade? Será Juliette capaz de controlar seu poder e usá-lo para o bem?

Comentando...

 Inicialmente, tratava-se de uma trilogia distópica mas para o delírio dos fãs a autora continuou e haverá juntamente com esta, três obras da saga publicadas  pela editora Universo dos Livros. Os volumes são sequenciais e para quem ainda não conhece, deixo o link das resenhas dos livros anteriores:


 Alguns leitores podem ter ficado ,inicialmente, com aquele medo que a continuação fosse "mais do mesmo".Entretanto, a brilhante  Tahereh Mafi novamente demonstra todo seu poder de segredos; a narração em primeira pessoa solidificando toda angustia de Juliette e ainda tem a narração de Warner. 

 Mafi prova que este livro com toda certeza deveria ser escrito, o leitor consegue desvendar mais sobre os passado dos protagonistas além da entrada de novos personagens e desenvolvimento daqueles que já eram conhecidos dos demais livros.

" [...] Em vez disso, os líderes do mundo deixaram clara a nossa insignificância: estão nos ignorando como ignorariam uma mosca, prendendo-nos debaixo de um copo onde ficamos livres para zumbir quando quisermos, para bater nossas asas quebradas nas paredes somente pelo tempo que o oxigênio durar. [...]" - Página 15

" [...] Mas o fogo do verdadeiro ódio, percebo, não pode existir sem o oxigênio da afeição. [...]" - Página 22

" Sinto um enorme medo de me afogar no oceano do meu próprio silêncio." - Página 77 

"[...]Meu passado ainda está grudado em mim, mãos de esqueleto me puxando para trás mesmo enquanto eu me impulsiono em direção a luz. [...]" - Página 136

"[...] Juliette nunca viveu em nenhum lugar que não seus livros e suas lembranças." - Página 143

"Especialmente nesses momentos silenciosos, vulneráveis.Essas pausas que habitam entre sonhos e realidade são minhas favoritas.
 Há uma graça nessa consciência hesitante, um retorno cuidadoso e gentil ao nosso jeito de funcionar.Descobri que amo esses minutos pela forma delicada como se desenrolam. São tenros." - Página 216

"[...] A frustração de tanto poder, tanto poder, e me sentir tão completamente impotente," - Página 333

Mesmo com a forte carga dramática há romance e pinceladas de humor.

Algo que admiro na autora é seu poder de captar emoção com suas palavras, principalmente nos já conhecidos "Diários de Juliette no hospício" que em determinada parte, alguns trechos deste diário são inseridos no início de cada capítulo:


"[...]Corra de olhos abertos e boca fechada e represe o rio que corre por trás de seus olhos.[...]" - Página 234

Página 278 e um pedaço da 279 Juliette retrata a solidão que sentia. Não consegui extrair apenas uma passagem. Então, destaco estas páginas em especial.

Edição muito bem feita tanto a capa quanto a diagramação.

 Sabe aquela leitura que você tenta prolongar ao máximo principalmente nas partes finais porque você não quer terminar logo ? "Restaura-me" causa exatamente isto. Aquela divergência de emoções: A curiosidade/ansiedade ao virar de cada página e a angustia por saber que o livro está finalizando e você quer mais e mais....

 Estou ansiosa para o próximo volume. Querendo apenas mais, mais e mais....

14 comentários:

  1. Oi Luiza!
    Eu tbm adorei Restaura-me e terminei exatamente como vc, querendo mais! Muitos segredos revelados né? E o final bombástico? 😍 Amo Tahereh, amo essa trilogia e defendo com unhas e dentes! Pena q teve gnt q n curtiu Restaura-me...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lu!
    Eu li só o primeiro e na época fiquei MUITO viciada, mas depois como não tinha os outros acabei deixando de lado. Consegui comprar orestante na bienal por um precinho muito camarada mas agora me falta restaura-me
    e só ando vendo críticas super positivas
    JÁ QUERO?
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza.
    Eu gostei muita da trilogia e estou ansiosa para ler este. Gostei da resenha, já deu para ter ideia do que esperar com este novo livro.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lu

    Eu fiquei receosa quando a autora anunciou que prolongaria asérie, ja vi isso dar errado outras vezes (ops, A Seleção). Fico contente em saber que se manteve o bom ritmo e o brilho dos livros anteriores, conseguindo te manter presa à leitura até o final.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem? Quando comecei a ler esses livros eram apenas uma trilogia, mas depois fiquei sabendo que foi prolongado me empolguei. Infelizmente ainda não consegui ler a continuação e já li algumas resenhas negativas que me desmotivaram, mas espero conferir o quanto antes essa continuação, porque essa trama é muito maravilhosa. Ahhh, e tem romance, finalmente!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza

    Eu li muitas resenhas sobre esae livro e elas estavam bem divididas, muitos amaram e muitos detestaram. Eu li apenas o primeiro e não gostei, mas quero reler. Pelo menos o Warner eu curti.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza,

    Eu ainda preciso ler esse livro, mas como faz tempo que li a trilogia quero dar uma relida antes.
    Que bom que gostou!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Tudo bem?
    Essa é uma leitura que eu planejo fazer em breve, pois li o primeiro livro da série e gostei bastante.
    Fioo feliz em saber que este atende as expectativas.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Não li ainda, mas já está na lista, menina Luiza um dia consigo escrever com a facilidade que você escreve rsrs. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem?
    Essa série parece muito legal!
    Já coloquei na lista pra conferir quando tiver um tempinho sobrando. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu.
    Essa série não estava nos meus planos ler, mas pelos quotes fiquei intrigada e curiosa.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu,
    Eu li o primeiro livro, mas não dei continuidade a série.
    A Carol do A Colecionadora de Histórias sempre me incentiva a continuar e eu preciso mesmo. Gosto muito da premissa e fico curiosa sobre o rumo que a história tomará.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Lu! Tudo bem?
    Essa série tá toda na minha lista de desejos, espero ler ela em breve!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir